terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Travessia Cabedelo PB a Salvador BA

Depois de repousar por 3 meses em Cabedelo, sofrendo com a correnteza do rio Paraíba, o Gameio se despediu deste paraíso tropical no dia 18.01.2011.
O Gameio sentia-se um estrangeiro entre as embarcações na marina Jacaré Village (só haviam veleiros franceses, alemães, e toda a turma que vez do velho continente).
Neste retorno o Gameio recebeu a bordo em Cabedelo dois novos tripulantes: Flávio e Gilson.
Com as amarras soltas, o Gameio singrou para fora do porto de Cabedelo as 9:00 hs rumando a Recife para buscar seu último tripulante.
Adentramos no molhe de Recife as 3:00 hs e com a moral altíssima da tripulação. Teve tripulante que garantiu o turno mesmo depois de ancorarmos, com mãos firmes de comandante no leme (efeito energético do pistache). Isso é que é garantir que o Gameio não garrasse e garantir o sossego do Rogério e Flávio que dormiram tranquilamente. Se não fosse por isso, mesmo ancorado o Gameio manteve-se firme na poita com correnteza de 3 nós.
Logo pela manhã nosso último tripulante embarcou o Mauricio do Alphorria, imagunem caixão e vela preta. Rendeu bons papos no turno, além de um Sashimi de Atum, junto com um Dourado muito bem preparado pelo novo tripulante, com direito a alcaparras e muito mais.
A  partir daí zarpamos na manhã seguinte rumo a Salvadô (é assim que se fala na Bahia) com a previsão de enfrentar aproximadamente 4 dias de mar. A velejada com ventos predominantes de través foi bem confortável e permitiu o preparo de um almoço
No penúltimo dia de mar, Rogério preparou um saborosíssimo macarroni a bolonhesa, que deu direito a repeteco no jantar... por falar em jantar, nesta última noite de mar, o Gameio não se safou de um pirajá, pegando toda a tripulação de surpresa. Gilsom e Rogério tinham acabado de ir dormir quando derrepende o barco começou a adernar muito e logo eles levantaram correndo afim de diminuir um pouco as velas, mas logo ficou tudo bem!!!
Pra quem não navega ou tem conhecimento Pirajá é uma nuvem preta muito grande geralmente que traz fortes ventos as vezes com muita chuva também, mas com a mesma voracidade que chega vai embora.
Foram 480 milhas em 4 dias e algumas horas até cruzarmos o Farol da Barra, que abençoa a Bahia de todos os Santos. Gastamos 60 litros de diesel apenas, com excelentes velejadas. Ocorreu tudo bem a bordo, apenas com a quebra de uma manilha que segura a escota da vela mestra, mas vista na hora pelo Gilson, oque impediu a ocorrência de um possível acidente grave.
Agora são 17:00hs horário baiano, estamos terminando os últimos preparativos para nossa saída Rumo a Abrolhos, com menos dois tripulantes que desembarcaram em Salvador. Acabamos de abortar nossa saída que seria feita exatamente agora. Surgiram compromissos profissionais que dependiam de sinal de telefone celular, oque não irá acontecer depois que sairmos da Bahia de todos os Santos, e até chegarmos nas proximidades de Vitória que se dará daqui a seis dias.
Assim que consegui sinal de celular logo liguei para nosso grande e famoso amigo Cabelinho, figura carimbada no Tenab que resolve qualquer problema desde uma manilha quebrada até uma limpeza minuciosa no Gameio que por sinal começou a brilhar hoje de novo. Alias quem quiser os seus serviços pode ligar para 071 9254.8880 e procura-lo por ele mesmo.
Esses dois dias de estada em Salvador foi de muito trabalho, faina de bordo como sempre mercado, agua, gelo, diesel, manilha, acarajé junto ao Mercado Modelo.E é isso galera estamos com muita saudade de casa das esposas e com uma ótima expectativa para a próxima perna com ventos favoráveis e mar calmo. Acompanhem-nos pelo Spot durante os próximos seis dias beijos a todos!!!


 












sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cabedelo - João Pessoa - Paraíba

Porto de Cabedelo, praia do Jacaré. Um lugar muito bonito encantador, vários de vocês ja devem ter visto o Bolero de Ravel que é tocado todo dia durante o pôr do sol e realmente é encantador, de encher os olhos de lágrimas. A apresentação que assisti pela primeira vez foi a de numero 3609 ou seja a quase dez anos o sujeito muito simpático por sinal, canta e toca no saxofone o bolero de Ravel.
A chegada foi triunfal, o motor do barco parou de circular agua salgada a umas 120 milhas de Recife e foi a hora que resolvi arribar um pouquinho para Cabedelo, apesar que eu já estava fora da minha rota porque o vento vinha de Recife na minha direção me obrigando a colocar a proa do barco mas para boreste (lado direito).
Fomos em uma velejada gostosa desde a tarde até o dia seguinte 9 horas da manhã que foi a hora que chegamos na entrada do canal, passei o meu problema para pelo rádio vhf para o Marcelo do veleiro Thalassa, e como ele estava rumando para Cabedelo fomos nos contatando pelo rádio e  chegamos no mesmo horário, vou explicar melhor. O Porto de Cabedelo fica no Rio Paraíba e portante tem correnteza e por sinal bastante forte. O canal é estreito com vários bancos de areia, então seria impossível vencer a correnteza provocada pela foz do rio somente com velas e um forte vento de proa.
Operação realizada com sucesso, cabo de revoque amarrado e pronto o Thalasso conduziu o Gameio rio adentro e nos colocou em frente a Marina do Francês, onde lançamos âncora ao lado de um barco Polonês.
O problema do motor foi entupimento da mufla de novo!!! Estou ficando craque, durante a noite chegar a desmontar todo o motor, mesmo com o barco bem adernado e balançando bastante, não tive sucesso por uma burrada enorme, e que sirva de lição. Eu não tinha um rolo nem um pedaço de arame. No dia seguinte o Vail me emprestou um arame, abri uma garrafa de doze anos e em uma hora toctoctoctoctoctoctoctoc o motor estava perfeito jorrando um monte de água. Outra coisa importante minha geladeira estava cheia de congelados, bem como o GPS estava o tempo todo ligado junto com o piloto automático. Antes de partir para a subida da costa não tive tempo de instalar uma segunda fonte de energia como gerador, energia solar ou eólica, então fica a lição se o motor parar você perde o meio de carregar as baterias.
Bom estou retomando o gosto de escrever e durante estes dias até a chegada do Gameio em Ilha Bela vou atualizando o blog e termino os relatos de Cabedelo. Vejam algumas fotos.




quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fernando de Noronha

Eu sei que fiquei em dívida com vocês, meus queridos seguidores. Sabe qual foi o problema!!! Em Fernando de Noronha, não tinha sinal de internet no barco, apenas na Ilha em alguns lugares. Meu modem é da Claro para conhecimento de vocês. Com isso eu fiquei muito tempo sem escrever e acabei perdendo a mão. Depois a viagem acabou. Mas agora vou fazer o caminho inverso tanto no blog quanto no mar. rsrsrs É isso mesmo como vou voltar com o barco vou voltar com o blog também e dessa talvez trazendo as particularidades da costa na descida como a escolha da época certa onde conseguimos ventos favoráveis. Bom mas voltando a sequencia do blog vou contar um pouco da nossa estada no arquipelago de Fernando de Noronha e o caminho de volta até João Pessoa, mas precisamente em Cabedelo na Marina Jacaré.
Só quem já foi a Noronha pode sentir o clima logo no desembarque. Este lugar é mágico, na decida ao porto de santo antonio, você olha pra trás e tem uma imensa vista de encher os olhos, e pode sentir também o orgulho de enfrentar 300 milhas mar adentro em condições de mar oceanico com ondas altas, ventos fortes e peixes grandes.
Existem bastante praias a serem visitadas como Boldró, Cachorra, baia do Sancho, Porcos entre ontras, vale apena visitar uma por uma pois cada tem seu visual  e astral diferente. Temos também o centrinho da Ilha com alguns bares, restaurantes. Banco existe apenas uma agencia do banco Real, ou seja leve dinheiro em espécie.
Galera, como está fazendo hoje 3 meses em 11 dias que sai de Noronha não vou conseguir contar detalhadamente como queria todos os nossos passeios, vou colocar apenas as melhores fotos e vou me concentrar em recomeçar a viagem desde a arrumação da mala. Para informações detalhadas acesse o site oficial mantido pela administração da Ilha http://www.noronha.pe.gov.br