terça-feira, 31 de julho de 2012

Fortes Ventos e Largada de Ilhéus Cancelada!!!


Olá Amigos!!!! Acaba de ser cancelada a largada de Ilhéus que seria hoje a meia noite, em função das condicões meteorologicas desfavoráveis, nós do Papa-Léguas já tinhamos decidido por não sair em função de 22 nós de ventos e ondas de 2.5 metros entrando pelo través do barco....sendo assim sobrou mais um tempinho para eu atualizar o blog contando para vocês como foi nossa velejada de Abrolhos a Santo André e nossa estada na maravilhosa cidade!!!! Ligando o tico e o teco brummmmmm contato e com muita satisfação pelo encanto que Abrolhos nos proporcionou, levantamos âncora as 8:20h da manhã rumando para Santo André cidadezinha situada ao Lado de Santa Cruz da Cabrália e que para ser acessada além de barco existe uma balsa que faz a travessia. O município tem aproximadamente 1000 habitantes e é muito hospitaleira. Ancoramos no Rio que Camorogi em frente ao restaurante Gaivota que oferece uma estrutura para banho além de uma ótima cozinha. Mas antes disso velejamos desde a hora que levantamos ancora até algumas horas antes da chegada, que aconteceu por volta das quatro horas da manhã. Onde jogamos o ferro aguardando a maré que aconteceria as 7:45hs da manhã. Chegamos bem cansados, porque como disse Fabio Falcão do IAte CLube do Espirito Santo e que já velejou muito neste barco - "velejar em um fast 500 não é pra velho, nem para menino, tem quer sem homem mesmo", e assim foi na chegada o guinho de âncora parou de funcionar e mexer com uma amarra com ferro de 30kg e mais 60 metros de corrente é extremamente exaustivo. Bom levantamos ferro na mão, e seguimos para a entrada do Rio onte o prático Carlindo, estava nos aguardando para nos dirigir por dentro do canal estreito. Na ancoragem precisavamos ser preciso, pois nosso guincho não estava funcionando, e além do mais o barco precisa ficar ancorado pela proa e pela popa, ou seja, com duas âncoras, oque exige o dobro do esforço. Demos duas voltas por dentro do canal e com primor colocamos o cinquentão bem em frente ao restaurante Gaivota. Mas eu preciso contar mais para vocês da velejada, foi incrivel, este barco anda facilmente a 7 nós com 10 a 12 nós de vento, pesa quase 17 toneladas, e isso traz um conforto enorme, degustamos alguns aperitivos e umas cervejinhas geladas para completar o prazer de navegar ao sabor do vento e das ondas. Em Santo André ficamos a maior parte do tempo a bordo onde logo nas primeiras horas da chegada eu muito preocupado em ter que aperar a âncora sem guincho, logo cai pra dentro dos circuitos descobri uma caixa com um relê dentro. Desmontei limpei os contatos, testei os bobinas, o disjuntos, as chaves de acionamento e pronto já estavamos com o guincho funcionando novamente. Ahhhhh falando em quebras eu esqueci de comentar que em uma visita do nosso querido amigo Fernando Sheldon Tamuatoa 3, desmontamos o Rudder que é uma peça do piloto automático e que passa informação da posição do leme ao timoneiro e para surpresa, havia um fio rompido. uhuhuhuhuhuhu seria o fim do problema do nosso piloto que bom!!!!!!! Mas só fomos confirmar que realmente ficou bom no caminho para Santo André e aliás está perfeito. Voltando a Santo André, demos também uma volta de botinho para conhecer as entranhas do mangue e demos uma volta de dia por Porto Seguro, Cabrália e Arraial d´ajuda onde pegamos uma prainha e comemos um porquinho, em um restaurante a beira mar bem agradável. No dia anterior a nossa saída teve o 1° festival de inverno de dança, musíca e cinema de Santo André, uma festa bem local com danças típicas, ficamos bem pouco. Na saída a coisa foi meio corrida, pois teríamos que ir até Coroa Vermelha, buscar o Felipe que iria buscar nosso carro, além de comprar algumas coisa de mercado e um galão de diesel......bom foi uma doideira mas embarcamos as coisas e o bote 5 minutos antes do nosso grupo sair do rio guiado pelo prático........e ai foi uma merda....ficamos bem atrás do último barco e pra resumir, eu estava no leme, e na saida das pedras aterrei um pouquinho e de uma vez o barco encalhou parando imediatamente e tombando para os lados, mas não durou nem um minuto....motor todo avante, leme para as pedras e lentamente o Papa-Leguas ganho novamente o leito do Rio!!!!!!!ufa que susto fiqueo com a boca seca e as pernas tremendo!!!! mais foi bem rapidnho. Novamente levantamos velas e rumando para Ilhéus com panos para cima, fizemos outra maravilhosa velejada que começou na saída de SAnto André e assim que safamos o Recife de Fora e os Recifes de Araripe já estavámos com a proa no rumo. Onde conseguimos jogar âncora perto das 3 horas da manhã. Novamente a 8 milhas do mole de pedras do nosso destino, o motor parou de funcionar, seguimos velejando mas com pouco vento e um mar desencontrado fizemos novamente um tanque externo e botamos o motor para rodar.........e finalmente conseguimos detectar e resolver este problema hoje que era um filtro entupido dentro da bomba elétrica de combustível, ufaaaaaa mais um pepino resolvido!!!!!! Pedrinho saiu ontem cedo e procurou pelos arredores de Itabuna, mas nada de encontrar. NA volta encontrou um caboclo com uma vap na mão e pediu para poder usar e com uma cara de poucos amigos o homem limpou alguma coisa, e Pedrinho insistindo com o moço pegou a vap da mão dele e terminou o serviço naquele capricho. E é isso gente agora o barco está balançando horrores, o vento ronda a casa dos 20 nós e pelo jeito essa noite vai ser daquelas, cuidando do barco e verificando o vento porque o balanço não vai deixar ninguém dormir.........amanhã posto mais detalhes!!! Fuiiiiiiiii

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Abrolhos pela 4a vez!! Graças a Deus!!!!!

Galera, eu me sinto abençoado de poder ter visitado o Arquipelago por quatro vezes, Gilson esteve pela segunda vez e Pedrinho também. Só quem já esteve aqui pode sentir este prazer: avistar baleias, visitar os ninhos dos Atobás, mergulhar entre tartarugas gigantes, Badejos quadrados enooooormes, ver o sôl nascer atrás do farol da Ilha de Santa Bárbara enfim esses alguns do prazeres que nos levam a enfrentar mares bravios, ventos uivantes, ficar fora de casa esse tempo todo, mas navegar é preciso!!!!!!!!!!!! Como relatado anteriormente chegamos as duas horas da tarde depois de 30 horas de navegação entre baleias, e com pouco vento. Como estavámos com problemas no motor tratamos logo de resolver, e depois de alguma analise retiramos um filtro racor (separador de agua e óleo), e assim achávamos que o problema teria sido resolvido. Optamos por não descer afim de visitar o farol.....a vista de lá engrandece a nossa vida, mas devido ao cansaço e como visitei o ano passado ficamos a bordo apreciando o local maravilhoso que é. No dia seguinte haveria um churrasco oferecido pela ABVC aos participantes do cruzeiro, logo pela manhã nosso Comodoro Eduardo Moura passou pelo barco para pegar as carnes que trouxemos de Vitória (que responsabilidade), pela manhã ficamos na vagabundagem curtindo o visual, descemos logo depois do meio dia para degustar do churrasco. Pilotando a churrasqueira estava no querido amigo Ícaro, mas depois de algum tempo Gilson assumiu o controle do churrasco e mandou bem!!!! Todos ficaram fartos de tanta carne, além de frango e linguiça. Muito papo bom os participantes se conhecendo melhor, o pessoal da Marinha deu um super apoio além de Berna, e Bárbara que através do Parque nacional de Abrolhos nos conduziram a visitação na Ilha Siriba, e logo na chegada ao arquipelago como de praxe, Barbara veio a bordo passar as instruções do que pode e oque não pode ser feito. E o churrasco foi rolando até mais ou menos umas cinco horas quando as pessoas começaram a seguir para seus barcos. Alguns foram até o ponto fixo, mas novamente voltamos ao barco.
A noite rolou uma super festa a bordo do Papaleguas, com muita música ao vivo, Pedrinho na percursão, Gilsom na Gaita e eu no triângulo e de vez em quando usamos um chocalho também. Não havia mais ninguém. Como o vento soprava de norte nordeste e nosso barco era o último achamos que  ninguém iria escutar três malucos sozinhos fazendo toda aquela bagunça......doce ilusão aos poucos fomos descobrindo que quase todas as pessoas inclusive o pessoal do parque nacional escutaram a banda e fomos muito cobrados porque não convidamos ninguém. kkkklkkkkkkkkk
Amanheceu um dia lindo, aliás este cruzeiro está sendo assim o tempo todo, Tempo bom....altas velejadas, pouco motor, e dias lindos em todas as paradas, incrível. Aproveitamos então para visitarmos a Ilha Siriba e fazermos um mergulho ao redor e novamente como no verão de 2011 avistamos tartarugas dentro muitos peixes grandes, médios pequenos, de todos tamanho tipo e cor...um verdadeiro aquário, sem falar da diversidade de corais. A visita a Ilha também é muito legal, Pedrinho foi quase atacado por um Átoba mais incomodado com a nossa presença. A tarde fizemos um churrasco a bordo do Papa-Léguas com a companhia de Fernando e Fran do Ati Ati, jogamos bastante conversa fora e contamos um montão de mentiras!!!!! Como a festa do dia anterior pegou forte, estávamos ainda nos recuperando e novamente nos fomos nem ao ponto fixo, nem ao farol....ahhhhhh de dia também chegaram os mais novos LANCHEIROS da ABVC, Maurício Napoleão, Ricardo Amattuci, kkkkkkkk foram fazer um mergulho em Abrolhos saindo de lancha de Caravelas, ambos pegaram uma caroninha para Santo André. Agora é fato estamos eu e Gilson o dia inteiro no computador e agora vamos descer para comer e tomar uma coca cola.

Estamos em Ilhéus

Olá queridos amigos, seguidores, familiares.......em primeiro lugar peço desculpas por ficar tanto tempo distante do blog, mas o mar exige muito da gente e quando chegamos em terra primeiro precisamos recarregar nossas baterias para depois voltar a rotina normal, e também passamos por Abrolhos, onde não tem sinal de internet nem telefone......e a Maravilhosa cidade de Santo André que também peca pelo sinal de internet, e finalmente agora em Ilhés consigo ter sinal 3G da Tim....que aliás anda me deixando na mão, coisa que com a Claro em 2010 acontecia em menor intensidade, enfim vou tentar agora botar minha caxola para funcionar, para lembrar das histórias e detalhes dos últimos dez dias vividos a bordo do Papá-Léguas.
Vou começar contando nossas peripécias pela nossa estada em Vitória, que aliás sempre foi muito acolhedora, começando pelo Iate Clube, que prepara a famosa Paella em homenagem aos cruzeiristas que participam do costa leste. Só para informar aos interessados o tacho onde é feito a Paella, aumentou de tamanho de 2010 para 2012 e agora tem dois metros de diâmetro, e para nossa enorme sorte, chegamos pontualmente quando os funcionários do clube estavam guardando o restinho que deu para nós quatro comer muito bem, tomamos umas Heinekens bem acomodadas em seus baldes de gelo, e voltamos ao barco para descansar já devia ser tarde da noite........No dia seguinte tivemos a visita da Monica esposa do Pedrinho que foi embora para Cachoeiro como relatei anteriormente. Mas tarde alguns amigos do Gilson vieram conhecer o Papa entre eles Lucas Lima, Tiago, Delano, Itamar e Junior Piloto que presenteou o Barco com especiarias de Ilhas Canárias e um equipamento de segurança. Bom como muitos de vocês da sabem, rola aquela faina, combustível, mercardo, SKOOOOOL, que por sinal e um roubo aqui no Espirito Santo (R$ 2,09) a unidade aiaiaiaiaiaiai, sem querer contar miséria mais em produção industrial acaba dando muita diferença. Encostamos o barco no posto do Iate e completamos os tanques do Papa, e dois galões de 30 litros no convés!!!!
Acabamos por ancorar diversas vezes oque foi um saco, mas bom por outro lado, pois o guincho do barco nunca teria sido testado desde que Gilson o adquiriu, mas estamos ciente que o guincho foi comprado em 2010 em Cape Town na Africa do Sul, na sua última viagem com o antigo proprietário. O Problema foi o seguinte chegamos a noite, fomos orientados com uma certa insistência a parar o barco dentro da piscina, além de facilitar muito o embarque e desembarque ficamos com agua e energia a bordo, não que isso não tenha em demasia. No dia seguinte um funcionário do clube nos avisou que o dono da vaga iria chegar com o seu barco naquele dia. A principio não acreditamos, achamos que era caôô do cara.......e ele estava certo, mas foi no dia seguinte, quando acordamos havia um fast 345 escostado no cais de embarque e desembarque e não era verade....para nossa insatisfação.......bom conversamos com o gerente da Marina no intuito de continuarmos parados na piscina.....mas não havia vagas, apenas no cais norte do lado de fora. E lá fomos nós, manobra perfeita tanto para sair da vaga quanto para entrar na outra. Maaaaaaaaas essa outra ficava no meio de duas lanchas enormes que chacoalhavam que nem touro bravo, espremendo o "bebezão". Papa-Leguas, ficou bastante chateado e nos pidiu que tirassemos ele de lá imediatamente, fomos rapidinho ao mercado embarcamos as compras e novamente com mais uma manobra perfeita colocamos o "bebezão" junto aos veleiros que estavam usando âncoras. No dia seguinte o vento começou a soprar com mais força, como não tínhamos espaço sufuciente para jogarmos a quantidade de corrente necessária para um bom fundeio decidimos novamente refazer a manobra de fundeio, levando o barco para fora do cais que está desativado afim de jogarmos 5 vezes a quantidade necessária de corrente para que a âncora funcione......e para os navegadores que estão lendo, sempre façam isto!!!!!!! NO MÍNIMO, OK.
Novamente tudo certo e o barco balançava confortavelmente, como deve!!!
Bom, decidido em reunião dos comandantes o horário de saída rumo a Abrolhos, cinco horas da manhã para os barcos menores e entre sete e nove horas da manhã para os barcos maiores que andam mais rápido, novamente mexemos no piloto automático, mudando algumas configurações do Rudder com a ajuda do Rogério que nos ajudou com o Inglês na leitura do manual. Ferro para cima e Papaléguas começa a singrar as aguas calmas na saída de Vitória rumo ao maravilhoso Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PARNAM). Que esta situado entre o sul do estado das Bahia, na altura da foz do rio Gequitinhonha, e o Norte do estado do Espirito Santo, na altura da foz do rio Doce. Trata-se de um plolongamento da plataforma continental brasileira atingindo 200 km nas imediações da cidade de Caravelas - BA, cobrindo aproximadamente 5.600.000 hectares de aréa marinha. A região e subdividida em dois grandes bancos de recifes: os bancos Royal Charlotte e Abrolhos, que são grandes complexos de recifes de corais os maiores e mais divercificados do Atlantico Sul. A região de Abrolhos é conhecida mundialmente como um dos principais locais de produção e amamentação da baleia Jubarte, além disso estudos realizados na região ja catalogaram a existência de 1300 espécies, das quais mais de 260 espécies de peixes, cerca de 100 espécies de algas, 293 de moluscos, 535 de crustaceos, entre outros peixes cartilaginosos, como o Tubarão limão e Tubarão licha, 2 espécies de Badejo também sendo a caso de Meros e Budiões. Fonte ICMBio, instituto Chico Mendes, maio/2012.
Com 31 horas de Navegação onde pudemos ter a satisfação das perigosas visitas das Baleias Jubartes, que rodeiam o barco a todo momento em grupos de dois a tres baleias geralmente. Nosso piloto automático agora já batizado como "Chiquinho" ou "Francchesco" não funcionou tentamos das alguns giros de 360 graus para tentar fazer a calibração da bussola, mais nada do chiquinho nos ajudar, o que torna a viagem bastante cansativa, e a doze milhas do Arquipelago, após Gilson desacelerar o motor afim de não abalroarmos uma Jubarte, o mesmo se recusou a acelerar. Nesta hora estavámos com 13 nós de contra vento, oque atrasaria nossa chegada em algumas horas tornando-a perigosa para ancoragem noturna. Pedrinho caio para dentro da casa de máquinas e começou a faer alguns testes e logos foi descoberto que a quantidade de Diesel que chegará no motor, não era sufuciente. Para encurtar a história improvisamos um tanque externo e ligamos mangueiras de abastecimento e retorno, para chegarmos com segurança em Abrolhos.
Atracagem perfeita. Estamos eu e Gilson a 3 horas botando o tico e o teco para funcionar, e lógico que com trabalho excessivo precisamos pausar as  máquinas, e o texto vai ficar grande demais. Amanhã posto altas novidades sobre nossa estada em Abrolhos, excelente velejada rumo a Santo André, estada em Santo André e mais uma excelente velejada para Ilhéus.
Beijos e abraços

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Iate Clube do Espírito Santo

Olá queridos amigos, direto de Vitória debaixo de um frio e uma chuva constante, estamos aqui eu e o Gilson internetando e esperando instruções do clube para trocarmos de vaga já que o dono da vaga que ficamos chegou esta noite....que chato uma manobra desnecessária e chata mas enfim não tem outro geito. E o clube acaba de me chamar via rádio para fazer a manobra....já volto, manobra terminada
Bom alguns de vocês já sabem que tivessos que abortar a nossa viagem quando já estavámos a três horas de Búzios devido um problema com o quadrante de leme (peça que passa a força do timoneiro ou piloto automático para o eixo do leme fazendo com que ele vire), caso essa peça tivesse se soltado teríamos perdido o governo do barco, e teríamos que usar o leme de fortuna, que é uma peça que encaixamos na cabeça do leme quando temos problema com o quadrante, mas deste modo exige muita força do timoneiro e não permite o uso do piloto automático. E como não sou bobo nem nada sugeri ao Gilson que retornassemos ao porto, e 10 minutos após termos cambado o barco de volta para Búzios chegou a cabeça da frente fria que estava previsto para as 3 horas da manhã, e chegou com muuuuuuuita força, como estavámos no sentido contrário o vento aparente se torna muito mais forte.....e esse forte foi algo em torno de 40 nós nas rajadas que da mais ou menos uns 75 km/h somada a nossa velocidade contrária sentimos na cara algo em torno dos 90km/h, rapidinho baixamos a vela grande que já estava rizada é obvio que essa operação não é tão simples você tem que andar no convés do barco escorregadio atado à um cinto de segurança, com o barco pulando que nem touro bravo no escuro e com a chuva e algumas ondas mais atrevidas que passavam por cima do convés. O vento era tão forte que os pingos batiam nas mãos e doia como se estivesse andando de moto, ainda por cima veio um maluco com as velas e cima e provavelmente com pouco governo do barco fazendo zigue zague na nossa frente foi um p... susto!!!!
Chegamos em Búzios de volta umas duas da madrugada, e acabamos tomando umas cervejinhas até as quatro da manhã, para relaxar. Acordei as oito horas da manhã e teríamos uma missão grande que era descobrir porque o quadrante estava se soltando. Eu digo uma grande missão pois este problema iria dizer se continuarimos no cruzeiro costa leste, ou voltaríamos para o Rio abandonando de vez o cruzeiro. O Primeiro passo seria desmontar tudo tirar o quadrante, e tirar o bucha superior. Logo Gilson bateu o olho na porca e viu uma estria diferente. Vou explicar: Foi mandado fazer uma bucha de aço inox para evitar a corrosão galvânica entre o parafuso e o quadrante, só que o "nocego" que fez a peça fez maior do que o quadrante resultado por mais que apertasse o parafuso o quadrante ficava solto e somente a chaveta virava o leme....ou seja não iria aguentar uma travessia, eu já havia até escolhido o nome do livro que iria escrever "SEXTA FEIRA TREZE SEM LEME NO CABO DE SÃO TOMÉ" Deus me livre....mais como nosso santo é forte tomamos a descisão sábia voltamos!!!!
Bom descoberto o problema agora precisaríamos resolver, Jonny que é o cara lá no Iate Clube de Búzios nos indicou a tornearia do Seu Gomes em Manguinhos, chegando lá o tal do Sr. Gomes tinha ido almoçar, depois de quarenta minutos esperando o rapaz que estava cuidando da tornearia nos deixou usar as ferramentas e em cinco minutos retiramos as buchas, voltamos de van para o Centro para comprar uns parafusos maiores e novamente de van chegamos ao barco para montar o quadrante reapertar a bucha de cima e ver se o serviço ficou confiável.......afinal nós que fizemos tudo!!!!
Ainda terminando de montar o quadrante vejo um veleiro vindo de longe e logo pensei mais um voltando, e era mesmo o Devaneio Rio que teve sua vela desenrolada pelo forte vento e acabou parando no helice, não permitindo que eles usassem o motor, isso eram quase duas horas da tarde.
Bom leme montado tentei tomar um banho pois fiquei toda molhado e salgado mas o banheiro do Iate estava fechado e vamos assim mesmo. Soltamos novamente as amarras as cinco e meia da tarde com rumo no Cabo de São Tomé, onde passamos com bastante lazeira, acontece que o piloto automático trava a cada 3 a 10 minutos, e o barco perde o rumo, estavámos a 2 milhas do banco de areia de São Tome, isso significa que se o barco andar 15 minutos para dentro, que era o lugar para onde o barco perdia o controle, estavámos encalhado e poderíamos até perder o barco. Passamos pelo cabo de manhã e rumamos para Vitória, passei a noite acordado dei uma cochilada de quarenta minutos de manhãzinha, cruzamos vários navios, viemos com a vela mestra em cima aproveitando o vento de alheta de 10 nos constante vindo de sudoeste. Pegamos a poita na piscina do Iate Clube do Espirito Santo as dez horas do noite completando vinte oito horas de travessia.
Ontem revemos vários amigos almoçamos uma muqueca de camarão aqui no Iate e tivemos a companhia da mãe de Gilson Mônica, que levou nosso tripulante pedrinho embora!!!!! Foram para Cachoeiro, mas volta para próxima perna Vitória Abrolhos!!!! Fui que estou com fome!!!!!!

domingo, 8 de julho de 2012

Ancorados em Búzios

Depois de 12 horas de uma navegação super tranquila, já estamos ancorados em Búzios, debaixo de muita chuva e com um sudoeste forte!!!!! Mar a favor, vento a favor...do jeito que agente gosta.....condição desejada e pouco encontrada, mas o cruzeiro costa leste começou assim, para ficar perfeito so faltava Mirella e Manu a bordo...mas vamos em frente
Papaleguas surprendeu, apesar de ser um barco grande é fácil de velejar e logo nos primeiros dias vamos nos acostumando com as escotas, adriças, rizos, e tudo começa ficar automático..aliás falando em automático estamos com problemas no piloto, mas vamos resolver é só uma questão de tempo....e aqui é uma coisa que não falta!!!! Já é a segunda vez que escrevo no blog e da pau e eu perco tudo.....que m....,
Mas vamos lá tudo de novo agora são 11hs da manhã Gilson esta dentro do paiol de popa onde fica o controle do piloto automático fibrando a base do mesmo é um trabalho danado e faz uma lambança de resina e fibra que ta doido......Ondem conseguimos descer depois de muita enrolação 30 horas depois que paramos em Búzios. Tomamos um belo banho e fomos dar uma caminhada afim de procurarmos um lugarzinho para almoçar, e como sempre almocei no mesmo lugar de sempre um restaurantizinho na praia da armação a berira mar. Comemos uma muqueca de peixe com camarão, estava maravilhosa tomamos umas caipirinhas, aliás eu tomei. E novamente voltamos ao Papaléguas. Ontem de manhã também demos uma melhorada da vedação da mangueira de abastecimento com a junção dos tanques de diesel de boreste e conseguimos resolver o problema do diesel com os Buzianos Phillppe e Pierre filhos de um casal de Suiço com Inglesa. Aqui em Búzios não tem estrutura para abastecer o barco, você tem que pegar uma kombi, levar os galões ir até o posto e voltar. Mas esses meninos fazem este serviço, fizemos um bom negócio pois eles iriam cobrar R$ 3,12 pelo litro de diesel já colocado no barco. Mas como não somos bobos apesar de falarmos que somos, consegui pela net rapidinho o telefone do posto e liguei consultando o preço do litro que era R$ 2,11 e ai negociamos um valor que combinamos de não falar para ninguém kkkkkkk Agora daqui a pouco deve rolar um churrasco oferecido pela ABVC, reunião dos comandantes onde iremos conversar sobre as condições meteorológicas para a partida, já que agora sopra um vento Nordeste razoável, oque nos impediria de avançar rumo a Vitória. Não consultei ainda hoje a previsão de tempo mas ontem vi que esse vento nordeste não deve duras por muito mais que 6 a 12 horas, oque não atrapalharia a data da nossa saída. Nos resta ainda como serviço a instalação da antena de TV que é menos complicado e menos importante. É isso ai galera agora vou aproveitar as minhas férias e abrir uma latinha de Skol, para aguçar o apetite para o churrasco. Saudades das minhas mulheres!!!!!


 
 



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Partimos no Sábado Rumo a Búzios

Agora começou de verdade......apesar de oficialmente o cruzeiro internacional da costa leste começar amanha secxta feira, a tripulação do Papaléguas trabalha arduamente para que todas coisa fiquem prontas ao contento.... Gilsom e Pedrinho já estrão a seis meses preparando o barco para a viajem.....Euzinho cheguei anti ontem na terça feira como programado, vim de carro de São Seba em um dia maravilhoso, contornando as curvas da Rio Santos e desfrutando de um visual fantástico!!! Já começou Bem!!!!!
Trazendo um bote Zefir de fundo rígido de 2,4m para propiciar um desembarque seguro nos principas portos que iremos parar. Depois de um transito furioso no centro do Rio de Janeiro onde peguei o Diogo que vai levar meu carro de volta para casa, e mais um transito brabo em Niterói as 19hs chego ao Iate Clube de Jurujuba e finalmente coloco meus pés a bordo!!!!!!
É uma sensação esquisita a partida e agora com a Manuzinha que completara 3 meses a semana passada....não pude me conter e chorei que nem criança sem saber se acelerava o carro, ou voltava para casa para curtir minhas mulheres, ufaaaaa vamos em frente, afinal planejamos desde 2010 mais essa viajem.
Dois dia de muito trabalho, alguns ajustes na parte elétrica e hidráulica, troca de âncora, que alias levou um peacinho do dedo do Gilsom já, as famosas compras de mercado, acessórios enfim quem me acompanha há algum tempo sabe como que é. Hoje faremos um test drive pela baia de Guanabára afim de conhecermos melhor o barco, testarmos as adriças, escotas, guincho de ancora.....há bastante trabalho pela frente. Pretendemos ancorar o Papaleguas entre hoje a tarde e amanhã cedo no Iate Clube do Rio de Janeiro. E é isso gente ou Sábado ou segunda em Búzios coloco novas atualizações com fotos...para quem tá conhecendo o blog agora, sejam bem vindos e embarque em mais um Cruzeiro Internacional da Costa Leste