segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manuela faz seu batismo navegando com 51 dias

Ola amigos,
Pois é já estava na hora da Manuela voltar a sentir aquele balancinho que só a barriga da Mãe oferece. E foi como programado, depois de dois finais de semana na estrada, chegou a hora da Manu dar sua primeira velejada fora da barriga, porque dentro ela ja o fez!
Um final de semana com previsão de sol e forte ventos soprando do quadrante norte, nordeste. Saímos rumando para o Norte, a idéia era fazer uma navegada até Ubatuba para pernoitarmos na Ilha Anchieta, um trecho de mais ou menos 51 milhas entre ida e volta. Manuela estava fazendo 51 dias então tive essa idéia, que por sinal não foi bem aceita pela sua pediatra. rsrsrsrsrs Bom saindo da poita depois de toda aquela mudança embarcada, rapidamente, mudei o rumo para Sul. Como a previsão a noite eram ventos na casa dos 20 nós soprando de leste, nordeste, resolvi rumar para Barequeçaba que oferece abrigo para esses ventos,e  possui uma tensa (fundo) muito bom para ancoragens, com profundidades entre 2 e 3 metros. Ancora na agua depois de decermos  o canal de São Sebastião a 7 nós apenas com uma buja na proa e ventos de alheta. Manuela não é fraca não!!!! Para jantar Mirella havia levado arroz e feijão prontos de casa, colocamos apenas um nuggets no forno e pronto. Camo o vento soprava forte, fiquei acordado até umas duas horas da manhã acompanhando o movimento do Gameio dando bordos de um lado para o outro velejando sobre a âncora. Uma noite linda bem estrelada e Manuela se comportando muito bem, parece que além de gostar do balanço do barco, gostou muito do seu interior, o teto branco e baixo. Acredito que o bebe deve se sentir mais protegida e aconchegada nestas condições.
Acordei cedo por volta de 6:30 e fui apreciar a linda manhã de sol, que acabava de começar, prometendo um "dião". Logo pela manhã Luis e Gi foram andar na praia e logo trocamos um tchauzinho de longe. Antes do almoço vieram a bordo e tomamos umas caipirinhas, assando umas linguiças Sadia no cockipit no Gameio, nada mal. Umas 14hs resolvemos ir embora, pois era domingo ainda teríamos que descarregar toda aquela mudança levada a bordo enfim. Imaginei que a âncora estaria bem enterrada depois de quase 20hs de ventos. Comecei lentamente puxando uns 15 metros entre cabo e corrente. Assim que o barco ficou logo acima da ancora, fui engatar a marcha a ré já que com o mão não consegui soltar, antes de chegar ao comando do motor o barco se soltou, normal como ainda ventava a força do vento enpurrando o barco foi o suficiente para retirar o ferro do fundo, mas para minha surpresa a ancora não veio, apenas a corrente. Na hora imaginei, minha manilha que era de aço inox quebrou!!!!!!! Eu havia marcado o ponto de ancoragem no GPS como faço normalmente, pensei amanhã venho procurar, pois já era tarde, minha ancora reserva não estava safa e a agua estava marrom, muito escura devido aos ventos.
Na segunda feira no dia seguinte peguei meu bote, 6 metros de corrente, uma garatéia que uso como ancora do bote e fomo lá. Tentei mergulhar, mais no enxergava nem a minha mão. Ficamos arrastando a garatéira presa a corrente, com dois braços para fora do bote que nem um barco camaroeiro, por cerca de 2 hrs e nada, voltei para casa frustado, mas com a certeza que voltaria lá. O GPS que uso é um plotter, e como não havia marcado o ponto antes de descer em terra usei referencias em terra para poder procura-la.
Neste sábado 6 dias depois de ter perdido a ancora, resolvi colocar o bote na agua, chamei meu amigo Ricardo vizinho que sempre mergulha e fomo lá. Achamos por triangulação, mais ou menos a posição que havia ancorado. Ancoramos o bote e fomos nós dois com 4kg de lastro na cintura, roupa de neoprene, pé de pato, mascara caímos na agua, que estava meio suja, mas mil vezes melhor que no domingo quando ocorreu a perda. Foram 40 minutos mergulhando e voltando, incessantemente, eu varria o fundo com os olhos, quando subo a superfície e Ricardo grita "acheiiiiiiiiiiii", nadei até ele que já mergulhou e voltou com ela na mão. Estavamos a uns 50 metros do bote e os dois cabecinhas poderiam ter levado um cabinho com uma garrafa pet para amarrarmos na ancora e resgatar puxando pelo bote. Quando você acha a primeira reação é não soltar para não perder de novo, porque havia muita correnteza, nadamos, nadamos, nadamos, nadamos, e quase morremos agarrados com a ancora. Chegando mais perto do bote meu amigo luis estava na agua, de colete mais sem pe de pato.....foi muuuuuuiiito engraçado, chegamos muito cansados perto do bote e "Luis segura ai que eu não aguento mais", assim que demos a ancora para ele, e ele foi para o fundo "que que eu faço", e rindo muito Ricardo Falou " solta a ancora" e ele soltou ja quase afogado. kkkkkk foi muuuuuuuuuito engraçado. Descansamos um 5 minutos....procuramos mais um dois achamos novamente e colocamos no bote. E o melhor de tudo a manilha qubrada veio junto oque serve de alerta para todos como escreveu nosso Colega Mario Canuto, o inox quebra sem avisar o ferro vai enferrujando, afinando e você ve quando está para estourar.

Ai foi só alegria, tudo é motivo para comemorar abrimos um pró secco e botamos carne no fogo!!!

sábado, 21 de abril de 2012

Começaram os preparativos Novamente CCL 2012 REFENO 2012

Olá velejadores e futuros velejadores!!!!
Para quem não conhece CCL significa "CRUZEIRO COSTA LESTE QUE É:


A ABVC apresenta o programa do CRUZEIRO INTERNACIONAL DA COSTA LESTE 2012.
O Costa Leste é um cruzeiro bienal (anos pares) ao longo da costa leste do Brasil (Rio - Salvador), que vem acontecendo há mais de nove anos com enorme sucesso. O principal objetivo é levar veleiros de comandantes iniciantes integrados em flotilha com outros, de maior experiência, pela costa, com segurança.
A organização do Costa Leste prevê tempo necessário para a participação na regata Aratu-Maragojipe (www.aratuiateclube.com.br) e também na Refeno (www.refeno.com.br). Quem quiser aproveitar a estadia em Salvador, poderá participar do X Simpósio de Segurança do Navegador Amador.
PROGRAMA PRELIMINAR COSTA LESTE 2012**

CHEGADA LOCAL SAIDA

Iate Clube do Rio de Janeiro 07/jul
08/jul Iate Clube Armação de Búzios 11/jul
13/jul Iate Clube do Espírito Santo 18/jul
20/jul Abrolhos 22/jul
23/jul Santo André 27/jul
28/jul Ilhéus 31/jul
31/jul Camamú 05/ago
05/ago Morro de São Paulo 07/ago
07/ago Salvador 09/ago
09/ago Aratu Iate Clube
18/ago Regata Aratu Maragojipe 19/ago
31/ago Simpósio segurança 02/set
15/out Refeno

(**) As datas e portos estão sujeitos à alterações antes e durante o percurso, em função da largada, da meteorologia e da organização. Paradas adicionais ou divisão da flotilha serão decisões da organização sempre em função das condições de segurança, calado e capacidade de fundeio do local.
O principal objetivo do Cruzeiro Internacional da Costa Leste é proporcionar aos velejadores menos experientes uma navegação segura e uma experiência de cruzeiro de longo curso. Para isso é preciso criar uma estrutura, o que tem um custo. Além disso, o cruzeirista também receberá um kit com pelo menos uma camiseta e uma mochila além de poder participar da programação social que está sendo preparada e uma apostila contendo diversas informações técnicas com dicas, waypoints e orientações de preparação. Esses são os principais motivos da cobrança dos valores. Para criar essa estrutura, muitas pessoas trabalham de maneira voluntária há muito tempo, e continuarão trabalhando durante e após o cruzeiro, em planejamento, logística, contatos, organização de eventos, festas, elaboração, execução, transporte e entrega de brindes, organização e controle de inscrições, relação com cada um dos pontos de parada (são previstos 12 além da largada e chegada), tendo gastos com combustível, telefones, passagens e outros, para consolidar as relações com as instituições e pessoas envolvidas, tudo para que o participante possa usufruir dessa experiência sem ter que pensar em outras atividades que não seu próprio planejamento de cruzeiro.
O principal benefício portanto é a participação oficial no Cruzeiro Internacional da Costa Leste, decorrente de toda essa experiência e organização prévia dos organizadores e usufruir da estrutura preparada.
Em caso de conseguirmos patrocínios e/ou apoios, esses benefícios serão ampliados e a previsão é de participar também de pelos menos duas festas (largada e chegada), e de outros eventos durante o cruzeiro, como churrascos e cervejadas. Os valores da inscrição da embarcação conforme especificado no Regulamento incluem a inscrição do Comandante.

E REFENO: Significa regata internacional Recife, Fernando de Noronha com estada de sete dias no arquipélago e Regara Noronha Natal. maiores detalhes http://www.refeno.com.br/

Porém este ano irei de nave kkkkkkk, um barco de 50 pés o Papaléguas do Comandante Gilson Lesqueves http://www.papaleguasveleiro.blogspot.com/.  Gilson voltou comigo de Cabedelo para Ilha Bela em 2011, atravessou o atlânticoa bordo de um beneteau 51 pés...e fui eu o culpado por ter apresentado ele ao mundo da vela, através do Gameio, e seu pai Pedrinho figuraça!!! muito gente fina, e bem louco como eu o chamo.
Gilson já esta na faina faz tempo, tipo pintura de fundo, conserto de fusis, troca da geladeira, enfim...mais mil coisa que ainda não estou sabendo, devido ao nascimento da Manuela. Mas logo iremos para o  Rio para Manu ver a família e terei tempo para conhecer o fast 500 mais arrumado do nosso litoral!!!!!
Por enquanto vou cuidando das inscrições, cartas náuticas, cadastramento do Spot (rastreador via satélite) que iremos usar, GPS reserva, pilhas e lanternas, enfim vou precisar fazer uma lista porque vou levar muuuuuuuuita coisa!!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Arroz com Lula: da Pesca até o preparo. Receita.

Olá amigos seguidores.
Devido a gravidez da Mirella que trará nossa Manuela e que deve chegar daqui a 11 dias, o Gameio tem ficado um pouco de recesso, e por isso pouco tenho escrito por aqui, mas mesmo assim agradeço as constantes visitas ao blog que já estão chegando a 12.000 em menos de dois anos de criação. Fico muito feliz por isso. Mas vamos lá a história da Lula.......
 
 
Na Praia de Barequeçaba município de São Sebastião, há um ponto bem conhecido pelos pescadores da região do Litoral Norte. Eu nunca havia pescado Lula na minha vida mesmo porque não sou um pescador e sim velejador, mas um amigo que adora a pescaria me chamou e fomos nós. Entramos no mar as 9hs da manhã com um bote inflável de 3,40m e um motor Yamaha de 25hp, motoramos por um minuto tempo suficiente para chegarmos ao ponto de pesca. Estávamos em três eu Luiz e Talles seu filho. E linha na agua, o Luiz ainda insiste em pescar Lula com vara.....geralmente ficamos com a linhada na mão, e damos uns puxões de 5 em 5 segundos. Na ponta da linha vai o Zangarelho um chumbo, com uma linha branca toda enrolada em volta e com mais ou menos uns doze anzois em baixo, porem sem fisgas. A Lula geralmente fica de 3 a 10 metros de profundidade, eu gosto de deixar a isca a um palmo do chão.
Em duas horas haviámos pescados apenas 5 Lulas e já estávamos ficando cansado. De repente começaram a bater Lulas incessantemente, era uma atrás da outra apenas o tempo de tirar o crustáceo do Zangarelho e jogar de novo, era assim o tempo todo, mas as vezes parava e ficava por 20 a 30 minutos sem pescar uma sequer, e depois tome lula.
Bom resultado final 91 Lulas pescadas, pesando exatamente 9,9kg.
 
 
No dia seguinte fiz questão de preparar um Arroz de Lula, pesquisei a receita na Internet, fui ao mercado buscar, alguns ingredientes que faltavam e vamos lá. Essa receita eu adaptei ao meu gosto e confesso que ficou maravilhoso:

8 dentes de alho
1 cebola grande
1 pimentão vermelho pequeno
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
01 pimenta de cheiro
800g de Lulas cortadas em rodelas
250g de tentáculos de Lulas
150 ml de Azeite de Dende
200 ml de Leite de Coco
1 lt de caldo de Peixe (02 quadradinhos dissolvidos em 1 litro de agua)
1 panela de arroz bem servida (ao dente)
Coentro ou Salsinha como preferir ( eu não gosto de Coentro).

Vamos lá ao Preparo:

 
Despeje o azeite de Dende e aqueça bem, refogue primeiro o alho, com a celola e a pimenta tudo picado bem pequenininho. Depois coloque os pimentões todos juntos. Por último o tomate... Hááááá o tomate deve ser picado bem pequeno e a casca deve ser retirada pois não dissolverá. Tudo deverá ser bem refogado por uns 15 minutos em fogo médio. Coloque o caldo de peixe, e o leite de coco, ferva por 25 minutos. Acrescente as Lulas e ferva por mais uns 5 a 10 minutos....eu coloquei uns camarões médios ficaram maravilhosos. Depois e só colocar o arroz que deve ser feito pouco antes e termine de cozinha-lo junto com o restante dos ingredientes.
Ai é só servir....recomendo forrar a cama antes e faze-lo num sábado ou domingo.......

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Volta Manuela Foi um Sucesso

Após algumas dúvidas em relação a ir ou não ir, sob forte chuva que já duravam 48 horas sendo iniciada por uma frente que trouxe 40 nós de vento e muito prejuizo, para alguns barcos e comércios, decidimos ir!!!

À noite nos encontramos na Pizzaria da vila na Ilha, e botamos a fofoca em dia e a cervejinha pra dentro, foi muito divertido.
Com uma flotilha de seis veleiros, partimos do Saco da Capela ás 8:30hs em direção ao saco do Estáquio, com a benção de São Pedro a forte chuva parou de madrugada e até o sol já ameaçava sair. Chegando na bela praia que fica virada para Nordeste fomos recebidos pelo dois filhos do seu Luiz, que com seus botes potentes fizeram um show a parte. O stress começou na praia, e quanto!!! Cerveja gelada, porções de peixes fritos, caipirinhas de folhas de tangerina e com paçoca... Aproveitamos para dar um mergulho antes de subir para o restaurante, onde várias Anchovas estavam na brasa nos esperando, dentre várias outras iguarias. Novamente pulamos para os super botes dos filhos do Luiz e embarcamos para o restaurante, isso mesmo não tem acesso por terra. Fizemos um maravilhoso almoço à sombra das árvores com um visual maneiro, meu irmão. Até um discurso eu fiz...tenho pavor de falar em público....mas queria agradecer aos amigos, que a grande maioria andou muito para poder estar lá....e novamente meu super obrigado, como já disse anteriormente vocês fazem parte da minha história!!!!

Após essa maravilha fomos para os barcos rumo ao Saco do Sombrio, onde é bem abrigado e ainda tem poitas enormes do Iate Clube que a noite ficam quase sempre vazias, e lá estavámos nós: Millenium, H2orça, Drap, Fandango e Gameio. Simbad II retornou a sua poita, afinal tinham o melhor dos compromissos criar a música para a Volta Manuela da Ilha Bela, rsrsrsr
Altos mergulhos, estava uma delícia...muito legal mesmo noite estreladissíma, boas conversas, enfim perfeito!!!!
Partímos as 5hs da manhã rumo ao Saco da Capela pelo sul terminando assim a volta completa na Ilha Bela. O nascer do Sol foi deslumbrante sob um ceu azul. É maravilhoso contornar a Ilha, a ponta da Pirabura e a ponta do Boi foram palcos de grandes naufrágios, e quando passo por lá sinto algo estranho, como posso dizer, sei lá da um arrepio, e hoje pela manhã falando com Leonel ele me disse mesma coisa e deu um calafrio na hora. Coisa de louco vai saber!!!
 

 

No domingo o Luiz um amigo meu que de tanto eu encher o saco acabou se mudando para cá e virou meu vizinho, veio cedo para casa afim de acender a churrasqueira e instalar o Chopp fresquinho que chegou as 13hs. Amarramos os barcos na poitas por volta das 14hs e nos adiantamos para comer churrasco!!!! eba!!!!
Casa cheia: Luiz, Gi, Talles, Leonel, Kaciller e sua Irmã, Pedrinho, Gilson, Rogerio, Mirella, Bianca, Armando, Rodrigo, Eduardo, Ugo, Suzy, Vitor, Ze Ricardo, Guara, Hill, e Tati (ta em ordem de chegada) o churrasco estava maravilhoso, o chopp gelado, saladinhas também excelentes. Obrigado a todos apoio de terra também que fez o churras rolar e já chegamos comendo e bebendo.
E durante o churrasco a maior surpresa Vitor e Suzy compuseram uma música em homenagem a Manuela que tirou lágrimas dos meus e de vários que estavam presentes, assistam video no Youtube.
O audio ficou um pouquinho estranho porque rolava um saxofone, perfeito tocado pelo Zé Toriba, eu podia ter deixado o celular mais longe, mas da para sentir a música. Aos dois meu obrigado especial.
E foi isso a noite levei Gilson e Pedrinho (Drap), na balsa, devem estar no mar agora rumando para Niterói.




Abraço a todos Rogério Mirella e Manuela.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Baixou a poeira

Ola galera...vento zero...
As rajadas fizeram o mar levantar.....mas o vento parou e o mar logo comevou a baixar...que bom.
Irei buscar a tripulacao do Drap para um merecido descanso. Amanha estaremos a bordo logo apos o almoco.
Boa viagem a todos nos vemos amanha.
Abraco

+ Volta Manuelinha da Ilha Bela

Chegou o Drap, veleiro vindo de Niterói para Volta da Ilha Bela.
Hoje mais tarde irei no mercado fazer as compras para o churrasco de domingo.
Vitor e Suzy confitmaram presença com grande Zé Ricardo, e Guará.
Vento com rajadas de 35 nós fazem cairem arvores e arrancar o forro de um posto de gasolina no Varadouro.
Uma equipe em terra irá preparar o churrasco em São Sebastião para quando chegarmos!!!!!
O numero de participantes aumentou para 32, mais a turma de terra uhuuhuhuhuhuhuh.
Mais novidades no fim do dia e amanhã.
Beijos a todos

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atento Atento Tripulantes

Pessoal saiu a 1a lista por favor atualizem para ficar bem organizadinho, estou pensando em contratar um churrasqueiro assim quando chegarmos cansados e famintos, a carne ja estará pronta e a cerveja gelada. Deixem seu comentário. Por enquanto temos 32 pessoas, meu amigo Gilson esta saindo domingo do Jurujuba com destino a Ilha Bela, vamos la:
Gameio
Rogerio, Mirella, Armando e Bianca
H2orca
Hill, Tati, Tissi Hurik, Alan + 2 tripulantes
Fandango
Mauricio, Eduardo, Franco, Ugo + 1 Tripulante
Millenium
Leonel, Kaciller e Tripulante
Bart
Amador + 3 Tripulantes
Drap
Gilson, Pedrinho
Telma Rainha
Walterli, Almiranta, Rayssa
Simbad II
Vitor, Suzi, Ze Ricardo e Guara
O Toninho não se manifestou mais, Tamuatoa também!!!!!

Cardápio do Almoço

+ Uma bela salada verde
+ A famosa Maionese
+ A conhecidissima farofa, com bastante alho e cebola fritas
+ Arroz Branco
+ Delicioso molho de cebola preparado pelo comandante

Para a Churrasqueira

3 Picanhas de 1.5kg bem gorda;
3 kg de linguiça sadia;
3 kg de asinhas de frango temperadas;
3 kg de 01 suculenta costela aurora;
na brasa também Cebola assada, batatas enormes, pimentões vermelhos e amarelos, e deliciosos tomates italianos, ahhhh e cabeças de alho inteiras!!!!!

Para Sobremesa

Bananas da terra assadas na brasa com sorvete de creme!!!

Por favor validem o cardápio de sugestões e me confirmem a idéia do churrasqueiro

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

1a Volta Manuela da Ilha Bela

Ola Amigos.
Estou colocando em primeira mão uma foto da Manuela, já quase que com sete meses. (a foto do Ultra Som é de quando estava entre dois e tres meses).
Com muita satisfação posto esta mensagem convidando à todos amigos a participarem no proximo dia 28 e 29 de janeiro da 1a Volta Manuela da Ilha Bela.
Será um encontro de amigos para darmos um passeio, passando por algumas das praias mais isoladas da Ilha Bela. O nome foi dado pelo nosso amigo Hill, quando o convidei para um passeio com intuito de estrear o Gameio apos 120 dias de reforma.
Não há nenhum vínculo com clube ou entidade, apenas um encontro informal para velejarmos comermos e bebermos conhecendo algumas pérolas da Ilha Bela.
Se a previsão colaborar conosco a ideia será:
Saírmos no sábado bem cedo, rumando para o Norte. A ideia e pararmos no Estáquio para conhecer a praia, depois passaremos por Castelhanos, Cachoeira do Gato tendo Hill como guia. E dormiremos no Sombrio onde é mais abrigados e a noite geralmente existem poitas disponiveis do Iate Clube, acho que umas seis.
No domingo sairemos bem cedo tipo 4 horas da manhã. Se as condições ajudarem passaremos perto da ponta da Pirabura, ponta do Boi, praia do Bonete. Entraremos no canal pelo sul, passamos entre a Ilha das Cabras e o continente. Rumamos para nossas poitas para degustarmos um churrasco aqui na minha casa em São Sebastião. O tempo estimado para chegada nas poitas está previsto para 12hs.
Abaixo os barcos que possivelmente virão, peco a todos que irão participar se manifestarem, através do grupo ou para rogeriokurtiss@gmail.com para que seja feito um planejamento de derrotas equantidade de cerveja a ser consumida.

Gameio (confirmado)
H2Orça (confirmado)
Bart (confirmado)
Fandango (confirmado)
Drap (confirmado)
Telma Rainha (confirmado)
Mister Albert
Simbad II
Tamuatoa 3
Svolver.

Peço à todos os tripulantes que se manifestem independente dos barcos para que seja feita uma estimativa para o churrasco de comemoração.

Beijos e Abraços a todos e uma ótima semana!!!!!!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Gameio novamente com mastro

Que sofrimento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tirar o mastro do barco, é como fazer uma cirurgia cardíaca, ou uma neuro mesmo!!
Para resgatar a memória de nossos seguidores, vou relembrar um pouco da história.
O Gameio é um Brasilia 32, conhecido como um dos barcos mais pesados e robustos. Foi iniciada a sua produção no Brasil em 1976. O Gameio foi fabricado no ano de 1990, sendo que a produção foi encerrada em 1989. Ou seja talvez este é o último exemplar. Não sei se isso é bom ou ruim, porque os últimos donos do estaleiro conhecidos como irmãos metralhas usaram materiais da baixa qualidade ocorrendo alguns problemas em alguns barcos.
Bom como isso aconteceu comigo tive que resolver o problema.
Em meados de setembro levei o Gameio para o Saco da Ribeira afim de fazer a retirada do mastro com o Telles, e a troca da antepara de proa e conserto da "astilho" (madeira que fica no fundo do barco e suporta o peso do mastro) com o Conrado que tem um estaleiro por lá é engenheiro naval e já construiu vários barcos inclusive de conhecidos meus.
Um dos problemas é que o serviço tinha que ser feito em uma sequência, tipo assim: O Conrado não podia mexer no barco enquanto o Telles não tirasse o mastro, depois de tirado o Telles não podia trabalhar antes do pintor terminar a pintura. Logo o Conrado tinha que esperar a Dedetização.......depois do mastro pronto, não podia ser colocado porque o pé do mastro não estava pronto. Olha foi um parto, sou abrigado a confessar que tenho imensa admiração pela pessoas que constroem seus próprios barcos.
Bom comecei a ficar assustado pensando que o Natal estava chegando, e que se o barco não ficasse pronto antes do dia 25 de dezembro, não ficaria mais pronto este ano. Então no domingo retrasado a noite liguei para o Conrado e perguntei se ele ja havia terminado o pé do mastro, e ele me respondeu: eu dei uma olhada e não via nada estranho.........meu coração disparou...p que pariu eu não acredito que o principal que havia de ser feito ainda nem tinha sido mexido. Bom eu falei amanhã cedo estarei ai, e assim foi na segunda feira estava eu lá no Gameio com a furadeira na mão junto com uma serra copo tirando a fibra do pé do mastro. Enfim o problema foi visto pelo Conrado e seu assistente Carlos, muito bom por sinal que começaram a esboçar idéias de como seria feito. Depois de algumas idéias conseguimos tirar o mastro interno do barco e decidimos fazer uma placa de Inox de 15mm que seria colocada acima do astilho que por sinal estava em perfeito estado. Na verdade foi um erro de construção que posso explicar pessoalmente para quem interessar. Foi usado um macaco hidráulico para levantar o convés, feito uma placa de nylon afim de evitar a eletrólise do tubo de alumínio entre a placa de inox e na quarta feira da semana seguinte o mastro interno já estava instalado pronto para o mastro ser recolocado.
Na terça feira da semana passada estava assuntando com o Telles pelo telefone e senti que se eu não fosse lá ajudar na montagem, tipo ficar no pé do cara, o barco não iria ficar pronto antes do Natal. E assim foi, acabei adiando um compromisso em São Paulo, e na quarta feira como prometido estava eu lá as 8hs da manhã na porta da loja Telesmar em Ubatuba www.telesmar.com.br.
Passei na quarta junto Com o Telles o dia inteiro montando o mastro:  Prendemos a estação de vento nova, a antena nova de tv da Philips, a Luz de Top nova de LED, a base da antena de VHF quebrada na clínica de vela ao bater o mastro do Fandango e do Gameio, aluz de cruzeta também nova com luz de cortesia no convés de proa, tudo isso foram feitos furos novos e  rosca, tudo preso com parafusos de inox 316. Foram feitas todas as soldas no fios que por sinal também foram trocados por cabos novos (antena VHF, TV, Cabo de força, wind), que foram passados dentro de 01 tudo novo de pvc 3/4. Todos os rebites do garlindeo, degraus das escadas e todos acessórios que vão presos ao mastro também, foram trocados. Amantilhos e adriças também todos novos. O mastro também foi pintado com tinta de poliuretano (p.u.).
Na quinta feira seria o dia da colocada do mastro. Como o pier público do S. da Ribeira está interditado tive que pagar R$ 400,00 para tirar e colocar o mastro na marina VOGA, isso porque o Telles e bem amigo do proprietário da marina. Fui buscar o Gameio na poita e coloquei na marina, onde o caminhão equipado com um Munk colocaria o mastro.
Uma hora depois chegou o guincho pegou o mastro e colocou com uma simplicidade e tranquilidade. Apoiado o mastro no convés, partimos para colocar todos os estais, brandais, cabos, retranca e montar um novo enrolador da Nautos, na qual eu mesmo apertei todos os parafuso do perfil que também foi trocado. Surgiu um detalhe: todos os cabo do mastro saiam por baixo, 3 de cada lado. O Telles eliminou este sistema e agora os cabos saem por cortes que foram feitos nas laterias do mastro, então precisou ser feita uma peça de aço para que fosse presos os moitões dos novos caminhos das adriças e amantilhos. Há também foram feitas duas peças que ficaram muita boas de alumínio para serem colocadas nas pontas das cruzetas onde passam os brandais. E assim foram meus dois dias, no final regulamos todos os estais e brandais com uma peça apropriada que mede o aperto tipo um torquímetro. As 17hs levei o Gameio de volta para poita. No dia seguinte o Telles prosseguiria com a montagem, afinal eu precisava trabalhar e resolver algumas coisas. Hoje e domingo, amanhã estarei de novo por lá Terminando os últimos detalhes e procedendo uma limpeza radical para tirar o pó de madeira, junto com raspagem do casco e colocação do anodo que foi perdido. Pretendo traze-lo de volta para Ilha Bela na próxima quinta feira antes do Natal, de preferência com um forte Nordeste para ter o prazer de uma velejada sabendo que o equipamento está em perfeito estado, e pronto para 1a volta Manuela da Ilha Bela que acontecerá dia 28 e 29 de Janeiro na Ilha Bela.
Na próxima postagem detalharei o último capitulo da novela!!!!!!













segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Gameio sem mastro e sem antepara

Ola seguidores queridos. Todos que navegam, em especial os que velejam sempre tem coisa a serem feitas. Geralmente montamos listas de reparos, peças a serem trocadas, enfim, e quando chegamos no final deste lista já tem outra pronta, maior e mais cara.
No ano passado como voces acompanharam neste blog fiz varias coisas no Gameio como:
Retifica completa do motor,
Troca da Dog House e Bimini
Colocação de sanefas
Troca dos estais
Vedação das Gaiutas
Pintura de Fundo
Troca dos registros
Troca da Correia do Piloto Automático
Troca das adriças
Enfim estes foram os principais, mas tem muitos detalhes.
A navegada pela costa nordeste do Brasil, esforça bastante o barco, temos ventos fortes e constantes com passagen de vários pirajás. As navegadas são feitas com pernas longas tipo Salvador Recife, Recife Noronha, Noronha Cabedelo e Cabedelo Salvador. Estas foram as pernas que fiz todas acima de 300 milhas, que implica em pelo menos 50 horas de navegação.
São estas pernas longas que fazem um esforço maior no barco.
Na minha ida para Noronha com ventos de 30 nós nas rajadas e ondas que chegarm a tres metros de altura, tive um problema na Enora (madeira que apoia o contra mastro no fundo do barco) que cedeu, trazendo todo o convés para baixo cerca de 5 centimetros (muito). Além disso minha antepara de proa apodreceu devido a entrada de agua pelo Baby Stay durante mais de 20 anos.
Bom com o devido cuidado consegui trazer o barco de Noronha para Ilha Bela sem maiores problemas.
No começo de outubro levei o Gameio para o Saco da Ribeira afim de fazer os reparos necessários.

Contratei os Serviços do Telles (Telesmar de Ubatuba) e Conrado, um senhor boa praça que tem um estaleiro em Ubatuba também, sei que já fez alguns Samoas, dentre outros barcos. E é ele que está cuidando de trocar a Antepara e a Enora do Gameio.
Aproveitando que desci o mastro através de um munk, estou trocando: estay de proa, luz de top, rebites do degraus da escada, detetização, rebites do Garlindeo, toda fiação, antena Philips com 22 db de ganho, wind Navmanm, Luz de cruzeta, pintura do mastro e até o Enrolador de Genoa, por sinal bem caro.
O Conrado me deu como dia para entrega do serviço dia 25 de novembro agora no sexta feira. Espero que o Telles ja esteja com o mastro pronto para recolocalo no lugar.
Quem estiver interesse em saber preço dos serviços me mande um email privado que responderei com maiores detalhes.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Cursos e Charter´s

Ola Amigos seguidores, velejadores e não velejadores. Velejar para mim sempre foi um sonho; na verdade navegar era uma vontade desde menino. Aqui no Brasil as atividades náuticas são muito pouco exploradas, são atividades caras, inacessíveis a grande maioria da população. Eu concordo que as marinas são caras os serviços são caros, mas enfim....dentre as atividades náuticas existentes uma das mais baratas é a vela. Conheço pessoas que moram a bordo de seus veleiros e gastam muito pouco por mês, muito menos que se morassem em terra. Mas para isso precisamos nos preparar, tem alguma renda em terra, ou algum dim dim guardado.
Agora eu conheço também gente que tem uma boa grana e nunca se deram o prazer de dar uma velajada, de passar uma noite no mar, de ver o nascer e pôr do sol, o nascer e pôr da lua, esses momentos só quem já velejou, já passou pode descrever.
E para isso agora estou disponibilizando o Gameio para fazer charters e cursos de diversas modalidades. Quem tiver interesse entre em contato e combinaremos um roteiro ideal para seu perfil.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Caro Amigo Vail

 Após vários meses de relatos empolgantes temos o pezar de deixar aqui a minha singela homenagem ao caríssimo Vail que subtamente nos deixou neste dia 13 de fevereiro....amigo, companheiro, otimista, carismático, prestativo e acima de tudo velejador, o Mony que o diga e nós que tivemos a prazer de conviver com esta pessoa tão intensa é lógico que sentiremos muitas saudades, mas teremos a certeza de que de onde ele estiver continuará navegando e velejando sempre em busca de um porto seguro. Que Deus abençoe a todas as pessoas que ficaram no nosso plano terrestre em especial à Helena. Amigo, sempre lembraremos de você.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vitória - Niterói - Ilha Bela

Olá amigos,
Agora estou sentado no sofá de casa assistindo televisão depois de passar uma noite de sono dormida no ar condicionado. Que diferença. Até que desta vez ainda não tive DPB (depressão pós barco), acho que estou ficando mais maduro e certo que ainda não é a hora certa para mudar para o barco e sair navegando por ai, tenho uma vida para ser resolvida em terra. Acho que na vida tudo tem o seu tempo.
Saímos de Vitória ás 18hs, acabamos atrasando devido ao forte vento nordeste oque tornava a manobra de saída da vaga muito arriscada e a essa altura da viagem não queríamos que nada desse errado Prestamos bastante atenção pois contei 22 navios ancorados e mais alguns em movimento, além dos rebocadores e barcos de serviço, eu e Gilson fizemos turnos de 3 e 2 horas consecutivas.(Só para frizar estamos vindo em dois tripulantes desde Salvador). Nas minhas contas estaríamos chegando bem cedinho em Arraial do Cabo. Um lugar muito especial de se navegar, perigoso e maravilhoso. Como já conhecia bem aquele lugar vinha rumando para passar pelo canal do boqueirão, pensava em parar nas prainhas do pontal e quem sabe comer uma porção de camarão desfrutando do visual do Gameio ancorado nas aguas claras e areias brancas de Arraial. Exatamente na hora que esta entrando nas imediações do canal, com 1,7 metros de profundidade indicada na sonda o nordeste começa a soprar com força de quase 30 nós. Imediatamente as ondas começam a quebrar aleatóriamente e onde eu estava uma manobra para voltar poderia ocasionar em perda do barco. Segui firme rumo ao canal e o mergulho vai ficar para o próxima. Com as pernas tremendo a boca seca passe pelo canal do Boqueirão, com as ondas quebrando nas pedras dos dois lados do barco. Nestas horas você pensa e se o leme quebrar e se o motor falhar bem agora, apesar que vento na faltava, mas uma manobra ali era bem complicado. Bom passamos abre uma cerveja ai e "vão bora". É lógico que com todo aquele vento o mar iria levantar, e assim foi porém o vendo não perdurou por muito tempo e tudo voltou ao normal.
Chegamos em Niterói as 4:30 da manhã, Gilson foi rever a Namorada e eu fui dormir de verdade sabendo que o barco estava parado. E nesta madrugada aconteceram duas coisas inusitadas - Gilson estava dormindo em terra com um aparelho de ar condicionado ligado e derepente o compressor desligou ele pulou da cama, gritando o motor parou oque aconteceu. Eu dormindo no barco comecei a ouvir barulho de motor e meio sonolento fiquei assustado, de repente ouvi as vozes de pessoas e pulei da cama "agora está muito perto vai bater", quando tirei a cabeça para fora vi o barco amarrado no cais de popa com uma poita no proa..."Uffa o barco já esta ancorado".
 Durante o dia recebemos visitas Lorena, Rafaella, Luciana e mais 4 crianças, coitado do Gameio, provou mais uma vez ser valente e não teve nem uma dog house rasgada. Descansamos um pouco e exatamente a meia noite e meia soltamos as amarras para a última perna Niterói - Ilha Bela. Na saída do canal vimos um navio na proa desengrenei, dei meia volta e vamos esperar, mas concluímos que estava parado, olhamos para trás e outro navio.....também está parado, saímos e derepente estávamos no meio dos dois navios um entrando e outro saindo foi emocionante. Esses portos estão muito iluminados e os navios também fica muito díficil, praticamente impossível de você distinguir as luzes de navegação, mas passamos com bastante segurança.
Decidi passar por dentro da Ilha Grande, pois queríamos dar um mergulho que não demos em Arraial do Cabo e queria ver meu grande amigo Ronaldo que é nativo da Ilha Grande. De novo na entrada norte do canal da Ilha Grande mais um grande Navio entrando e tivemos que prestar bastante atenção. Tinham 12 navios ancorados fora os circulantes, esse mar está ficando pequeno. Alguém sabe quantos navios são colocados na agua por ano????
Bom ancoramos na praia do Abraão e logo estavámos sentados a bordo do Família Genelícia e fomos recebidos com um balde de camarão, que ia sendo frito na popa do barco conforme íamos consumindo. Fui em terra compramos duas caixa de Skol e na companhia de mais alguns amigos ficamos o dia inteiro jogando conversa fora. Muitos de vocês que navegam pela baía da Ilha Grande conhecem ele. É aquele rapaz que vende gelo com o barco que fica parado bem pertinho da praia no centro do Abraão. Conseguímos sair as quatro horas da tarde rumo a ponta da Joatinga, eu desmaiei no cockipit, tinha feito muito calor durante o dia somado ao cansaço de noites dem dormir mas as cervejinhas tomadas durante o dia fizeram com que eu dormisse das oito da noite a uma da manhã. Assim que acordei novo em folha Gilson foi dormir e acordou as sete horas da manhã. Durante a noite vários raios clareavam no horizonte e cheguei a mudar o rumo para Ilha Anchieta duas vezes, mas retornei. Lembrei muito do relato do nosso amigo Hill que passou por apuros naquele trecho e justamente tinha decidido não parar na I. Anchieta. A corrente era tão forte que cheguei a parar e examinar o hélice, mas na hora que parei o barco começou andar de lado a 2 nós. Chegamos a I. Bela na poita onde o Gameio mora exatamente as onze horas da manhã. Onde desligamos o motor e ficamos aguardando nosso apoio de terra minha mãe pustiça Maria Helena e Minha querida esposa Mirella vieram me buscar. Gameio e sua tripulação itinerária navegaram 3300 milhas e ficou fora de casa desde junho de 2010, ou seja nove meses. Neste retorno foram 1450 milhas na Ida 1900 milhas.
Saldo de quebras: duas manilhas, 3x cabo do enrolador, motor com entupimento na refrigeração facilmente resolvido em Cabedelo, o mastro cedeu uns 2 centimetros. Nenhum tripulante machucado, muita velejada, muita cerveja. Todos os tripulantes que estiveram no Gameio estão de parabéns, valeu foram muitas horas de conversa, bons papos, muita comida gostosa, peixes fisgados.
Tripulação oficial em ordem de embarque:
I. Bela - Angra:                                  Rogério e Flávio
Angra - Rio:                                       Rogério e Julio
Rio - Búzios:                                      Rogério e Alexandre
Búzios Vitória:                                    Rogério e Alexandre
Vitória - Abrolhos:                              Rogério Mirella Alexandre e Patrícia
Abrolhos - Santo André:                     Rogério Mirella Alexandre e Patrícia
Santo André - Ilhéus:                          Rogério Mirella Alexandre e Patrícia
Ilhéus - Camamu:                                Rogério e Alexandre
Camamú - Morro de São Paulo:          Rogério e Alexandre
Morro de São Paulo - Salvador:          Rogério e Alexandre
Salvador - Recife:                                Rogério. Thales Bob
Recife - Fernando de Noronha:            Rogério Torpedinho Bob
Nononha - Cabedelo:                          Rogério Bob Chicão
Cabedelo - Recife:                              Rogério Gilson Flávio
Recife - Salvador:                                Rogério Gilson Flávio Maurício
Salvador - Abrolhos:                            Rogério Gilson
Abrolhos - Vitória:                               Rogério Gilson
Vitória - Niterói:                                   Rogério Gilson
Niterói - Ilha Bela:                                Rogério Gilson
Obrigados a todos!!!!!!!!!
Continuarei contando todas as histórias do Gameio como viagens e manutenções bem como preço de serviços e marinas.