terça-feira, 31 de julho de 2012

Fortes Ventos e Largada de Ilhéus Cancelada!!!

Olá Amigos!!!! Acaba de ser cancelada a largada de Ilhéus que seria hoje a meia noite, em função das condicões meteorologicas desfavoráveis, nós do Papa-Léguas já tinhamos decidido por não sair em função de 22 nós de ventos e ondas de 2.5 metros entrando pelo través do barco....sendo assim sobrou mais um tempinho para eu atualizar o blog contando para vocês como foi nossa velejada de Abrolhos a Santo André e nossa estada na maravilhosa cidade!!!! Ligando o tico e o teco brummmmmm contato e com muita satisfação pelo encanto que Abrolhos nos proporcionou, levantamos âncora as 8:20h da manhã rumando para Santo André cidadezinha situada ao Lado de Santa Cruz da Cabrália e que para ser acessada além de barco existe uma balsa que faz a travessia. O município tem aproximadamente 1000 habitantes e é muito hospitaleira. Ancoramos no Rio que Camorogi em frente ao restaurante Gaivota que oferece uma estrutura para banho além de uma ótima cozinha. Mas antes disso velejamos desde a hora que levantamos ancora até algumas horas antes da chegada, que aconteceu por volta das quatro horas da manhã. Onde jogamos o ferro aguardando a maré que aconteceria as 7:45hs da manhã. Chegamos bem cansados, porque como disse Fabio Falcão do IAte CLube do Espirito Santo e que já velejou muito neste barco - "velejar em um fast 500 não é pra velho, nem para menino, tem quer sem homem mesmo", e assim foi na chegada o guinho de âncora parou de funcionar e mexer com uma amarra com ferro de 30kg e mais 60 metros de corrente é extremamente exaustivo. Bom levantamos ferro na mão, e seguimos para a entrada do Rio onte o prático Carlindo, estava nos aguardando para nos dirigir por dentro do canal estreito. Na ancoragem precisavamos ser preciso, pois nosso guincho não estava funcionando, e além do mais o barco precisa ficar ancorado pela proa e pela popa, ou seja, com duas âncoras, oque exige o dobro do esforço. Demos duas voltas por dentro do canal e com primor colocamos o cinquentão bem em frente ao restaurante Gaivota. Mas eu preciso contar mais para vocês da velejada, foi incrivel, este barco anda facilmente a 7 nós com 10 a 12 nós de vento, pesa quase 17 toneladas, e isso traz um conforto enorme, degustamos alguns aperitivos e umas cervejinhas geladas para completar o prazer de navegar ao sabor do vento e das ondas. Em Santo André ficamos a maior parte do tempo a bordo onde logo nas primeiras horas da chegada eu muito preocupado em ter que aperar a âncora sem guincho, logo cai pra dentro dos circuitos descobri uma caixa com um relê dentro. Desmontei limpei os contatos, testei os bobinas, o disjuntos, as chaves de acionamento e pronto já estavamos com o guincho funcionando novamente. Ahhhhh falando em quebras eu esqueci de comentar que em uma visita do nosso querido amigo Fernando Sheldon Tamuatoa 3, desmontamos o Rudder que é uma peça do piloto automático e que passa informação da posição do leme ao timoneiro e para surpresa, havia um fio rompido. uhuhuhuhuhuhu seria o fim do problema do nosso piloto que bom!!!!!!! Mas só fomos confirmar que realmente ficou bom no caminho para Santo André e aliás está perfeito. Voltando a Santo André, demos também uma volta de botinho para conhecer as entranhas do mangue e demos uma volta de dia por Porto Seguro, Cabrália e Arraial d´ajuda onde pegamos uma prainha e comemos um porquinho, em um restaurante a beira mar bem agradável. No dia anterior a nossa saída teve o 1° festival de inverno de dança, musíca e cinema de Santo André, uma festa bem local com danças típicas, ficamos bem pouco. Na saída a coisa foi meio corrida, pois teríamos que ir até Coroa Vermelha, buscar o Felipe que iria buscar nosso carro, além de comprar algumas coisa de mercado e um galão de diesel......bom foi uma doideira mas embarcamos as coisas e o bote 5 minutos antes do nosso grupo sair do rio guiado pelo prático........e ai foi uma merda....ficamos bem atrás do último barco e pra resumir, eu estava no leme, e na saida das pedras aterrei um pouquinho e de uma vez o barco encalhou parando imediatamente e tombando para os lados, mas não durou nem um minuto....motor todo avante, leme para as pedras e lentamente o Papa-Leguas ganho novamente o leito do Rio!!!!!!!ufa que susto fiqueo com a boca seca e as pernas tremendo!!!! mais foi bem rapidnho. Novamente levantamos velas e rumando para Ilhéus com panos para cima, fizemos outra maravilhosa velejada que começou na saída de SAnto André e assim que safamos o Recife de Fora e os Recifes de Araripe já estavámos com a proa no rumo. Onde conseguimos jogar âncora perto das 3 horas da manhã. Novamente a 8 milhas do mole de pedras do nosso destino, o motor parou de funcionar, seguimos velejando mas com pouco vento e um mar desencontrado fizemos novamente um tanque externo e botamos o motor para rodar.........e finalmente conseguimos detectar e resolver este problema hoje que era um filtro entupido dentro da bomba elétrica de combustível, ufaaaaaa mais um pepino resolvido!!!!!! Pedrinho saiu ontem cedo e procurou pelos arredores de Itabuna, mas nada de encontrar. NA volta encontrou um caboclo com uma vap na mão e pediu para poder usar e com uma cara de poucos amigos o homem limpou alguma coisa, e Pedrinho insistindo com o moço pegou a vap da mão dele e terminou o serviço naquele capricho. E é isso gente agora o barco está balançando horrores, o vento ronda a casa dos 20 nós e pelo jeito essa noite vai ser daquelas, cuidando do barco e verificando o vento porque o balanço não vai deixar ninguém dormir.........amanhã posto mais detalhes!!! Fuiiiiiiiii