domingo, 5 de agosto de 2012

Em Salvador primeira etapa da viagem realizada com sucesso

Bom dia queridos amigos!!
Direto do covil do Papaleguas, ja devidamente ancorado no Tenab (Terminal Nautico do Bahia), em frente ao mercado modelo e elevador lacerda. depois de ficar 6 dias em Ilheus, puland que nem pipoca na panela literalmente. Ja tive outras vezes em Ilheus ancorado, inclusive com o Gameio, mas igual essa vez eu nunca vi. As ondas entravam grandes e formadas dentro do ancoradouro. Nos aqui do Papa mesmo assim optamos por permanecer o maior tempo a bordo. Mas uma vez nossa chegada em Ilheus foi triunfal, pois algumas milhas antes do safarmos as Ilhas de Ilhéu grande e Ilhéu pequeno nosso motor parou de funcionar!! Que m...., mas como havia um pouco de vento nao tivemos problemas e novamente montamos um tanque externo para fazer a ancoragem com seguranca.....ahhhhh e mais uma curiosidade: na carta nautica consta uma boia verde na ponta do mole, acontece que atras do mole houve um acoriamento, entaum a Marinha colocou uma boia verde a uns quinhentos metros fora do mole e a antiga boia verde passou a piscar branco. Isso gerou uma confusão no tico e no teco, pois nossa carta não está atualizada.
Para não dizer que não saímos do barco no dia seguinte a nossa chegada alugamos um Kazinho, sem vergonha, com barulho para todos os lados e fomos atè a Maravilhosa cidade de Itacaré afim de encontramos os amigos Ricardo, Maite e seus filhos Rodrigo e Diego. Encontramos em uma pizzaria bem legal, que tem uma Kombi dentro e uma decoração bem transada, se não me falha a memória já estive lá com a Mirella antes. Conversamos bastante até umas onze horas demos uma carona ao casal até onde o bote deles estaval e botamos o pé na estrada, e chegamos em Ilhéus morrendo de sono, acho que quase meia noite. No dias seguinte também pegamos um taxi para encher o botijão de gás que envazio de tanto que cozinhamos. kkkkk Aproveitamos para dar um pulinho no Vesúvio e comer um kibe crú, ficamos meio decepcionados!!!!! Em reunião dos comandantes um dia antes da nossa saída de Ilhés comuniquei o Comodoro Eduardo Moura (Bearchip), que o veleiro Papa-Léguas, não estaria mais acompanhando a flotilha que seguira para Camamu, com partida de Ilhéus as três horas da manhã, como fomos direto para Salvador, partimos as sete horas da manhã. Usamos o motor para safar o mole e nos acostumar um pouco navamente com o balanço do mar, e logo botamos panos para cima e começamos a singras as cento e dez milhas que separam as duas cidades baianas!!!! Mais uma velejada sumpreendente, entramos na Baía de Todos os Santos com todos os panos em cima a meia noite, chegamos a velejar a 9 nós quando o vento apertava em torno de quinze nós, o deslocamento de agua provocado por este barco e sensacional, o mar fica branco em volta durante a noite, e com pouco angulo de inclinação.
Felizmente esta perna não teve nenhum contratempo, somente na chegada o mundo desabou sobre nossas cabeças, não víamos um palmo a diante dos olhos sequer, cansamos de chamar o Tenab afim de um auxílio na atracação, mas navamente com uma manobra perfeita colocamos o Papa-Léguas na cais de fora, entre o veleiro Magic e uma lancha Oceanic 32. Ontem tivemos a visita do tio do Gilson com a esposa Jundiara e sua filha Siva ficamos no Cockipt em um papo agradavél, brindamos um champagne, e comemos biacoitinhos de provolone trazídos a bordo pelas visitas. Nos chamou atenção duas menininhas loirinhas muito bonitinhas correndo no caís para lá e para cá que pareciam estar a bordo do Veleiro UÍ de bandeira da Alemanhã, um barco de aço de aproximadamente uns 40 pés. Ao olharmos com mais atenção fomos achando estranho o fato de apenas uma mulher, começar a fazer as fainas do barco, nos mostrando que estaria partindo naquele momento. E de repente ficamos paralisados, chocados, estarrecidos quando a mãe soltou os cabos de prôa dos cunhos e os entregou a cada filha, instruindo-as a ficarem puxando e apenas soltar e puxar o cabo para dentro do barco com sua autorização, lentamente ela engate a marcha a ré e pede a cada bonequinha que solte e recolha os cabos enquanto ela solta os cabo de popa!!!!!!!!! Na foto ao lado perceba a idade de cada, menina a maior não passa de uns 4 anos e a menor de uns 3...........e ainda a maior terminou a faina primeiro e foi ajudar a irmã pasmen!!!!!!!!!!!!!!
E sairam felizes pela Baía de todos os Santos como em um filme!!!!!
Mais tarde descemos no mercado modelo, para tomar umas cervejas e comemos uns petiscos dentre eles a porção de Lambreta que Gilson degustou sozinho, porque não gosto nem de ver.
Quando voltamos uma voz grita na popa do barco: Gilson, Gilson e para a surpresa dele seu amigo Guilherme Streb que é Skkiper e trouxe um Jenneau 44 ds zero bala de La Rochelle, percurso que Gilson tam`bém fez o ano passado trazendo um Jenneau 50 zerado também!!!!! Tomamos umas cervejas, e comemos umja pizza vinda da Internet direto para o Cáis santa modernidade!!!!!!!
Agora são 10 horas da manhã, não tomamos café, nem banho quanto menos escovamos os dentes!!!! Estes são os Mendigos do Mar!!!!!!!
Já arrumei as minhas malas me vôo parte amanhã a tarde e se Deus quiser estarei em casa amanhã ufaaaaaa que saudades de casa!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário