sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cabedelo - João Pessoa - Paraíba

Porto de Cabedelo, praia do Jacaré. Um lugar muito bonito encantador, vários de vocês ja devem ter visto o Bolero de Ravel que é tocado todo dia durante o pôr do sol e realmente é encantador, de encher os olhos de lágrimas. A apresentação que assisti pela primeira vez foi a de numero 3609 ou seja a quase dez anos o sujeito muito simpático por sinal, canta e toca no saxofone o bolero de Ravel.
A chegada foi triunfal, o motor do barco parou de circular agua salgada a umas 120 milhas de Recife e foi a hora que resolvi arribar um pouquinho para Cabedelo, apesar que eu já estava fora da minha rota porque o vento vinha de Recife na minha direção me obrigando a colocar a proa do barco mas para boreste (lado direito).
Fomos em uma velejada gostosa desde a tarde até o dia seguinte 9 horas da manhã que foi a hora que chegamos na entrada do canal, passei o meu problema para pelo rádio vhf para o Marcelo do veleiro Thalassa, e como ele estava rumando para Cabedelo fomos nos contatando pelo rádio e  chegamos no mesmo horário, vou explicar melhor. O Porto de Cabedelo fica no Rio Paraíba e portante tem correnteza e por sinal bastante forte. O canal é estreito com vários bancos de areia, então seria impossível vencer a correnteza provocada pela foz do rio somente com velas e um forte vento de proa.
Operação realizada com sucesso, cabo de revoque amarrado e pronto o Thalasso conduziu o Gameio rio adentro e nos colocou em frente a Marina do Francês, onde lançamos âncora ao lado de um barco Polonês.
O problema do motor foi entupimento da mufla de novo!!! Estou ficando craque, durante a noite chegar a desmontar todo o motor, mesmo com o barco bem adernado e balançando bastante, não tive sucesso por uma burrada enorme, e que sirva de lição. Eu não tinha um rolo nem um pedaço de arame. No dia seguinte o Vail me emprestou um arame, abri uma garrafa de doze anos e em uma hora toctoctoctoctoctoctoctoc o motor estava perfeito jorrando um monte de água. Outra coisa importante minha geladeira estava cheia de congelados, bem como o GPS estava o tempo todo ligado junto com o piloto automático. Antes de partir para a subida da costa não tive tempo de instalar uma segunda fonte de energia como gerador, energia solar ou eólica, então fica a lição se o motor parar você perde o meio de carregar as baterias.
Bom estou retomando o gosto de escrever e durante estes dias até a chegada do Gameio em Ilha Bela vou atualizando o blog e termino os relatos de Cabedelo. Vejam algumas fotos.




2 comentários: