domingo, 18 de dezembro de 2011

Gameio novamente com mastro

Que sofrimento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tirar o mastro do barco, é como fazer uma cirurgia cardíaca, ou uma neuro mesmo!!
Para resgatar a memória de nossos seguidores, vou relembrar um pouco da história.
O Gameio é um Brasilia 32, conhecido como um dos barcos mais pesados e robustos. Foi iniciada a sua produção no Brasil em 1976. O Gameio foi fabricado no ano de 1990, sendo que a produção foi encerrada em 1989. Ou seja talvez este é o último exemplar. Não sei se isso é bom ou ruim, porque os últimos donos do estaleiro conhecidos como irmãos metralhas usaram materiais da baixa qualidade ocorrendo alguns problemas em alguns barcos.
Bom como isso aconteceu comigo tive que resolver o problema.
Em meados de setembro levei o Gameio para o Saco da Ribeira afim de fazer a retirada do mastro com o Telles, e a troca da antepara de proa e conserto da "astilho" (madeira que fica no fundo do barco e suporta o peso do mastro) com o Conrado que tem um estaleiro por lá é engenheiro naval e já construiu vários barcos inclusive de conhecidos meus.
Um dos problemas é que o serviço tinha que ser feito em uma sequência, tipo assim: O Conrado não podia mexer no barco enquanto o Telles não tirasse o mastro, depois de tirado o Telles não podia trabalhar antes do pintor terminar a pintura. Logo o Conrado tinha que esperar a Dedetização.......depois do mastro pronto, não podia ser colocado porque o pé do mastro não estava pronto. Olha foi um parto, sou abrigado a confessar que tenho imensa admiração pela pessoas que constroem seus próprios barcos.
Bom comecei a ficar assustado pensando que o Natal estava chegando, e que se o barco não ficasse pronto antes do dia 25 de dezembro, não ficaria mais pronto este ano. Então no domingo retrasado a noite liguei para o Conrado e perguntei se ele ja havia terminado o pé do mastro, e ele me respondeu: eu dei uma olhada e não via nada estranho.........meu coração disparou...p que pariu eu não acredito que o principal que havia de ser feito ainda nem tinha sido mexido. Bom eu falei amanhã cedo estarei ai, e assim foi na segunda feira estava eu lá no Gameio com a furadeira na mão junto com uma serra copo tirando a fibra do pé do mastro. Enfim o problema foi visto pelo Conrado e seu assistente Carlos, muito bom por sinal que começaram a esboçar idéias de como seria feito. Depois de algumas idéias conseguimos tirar o mastro interno do barco e decidimos fazer uma placa de Inox de 15mm que seria colocada acima do astilho que por sinal estava em perfeito estado. Na verdade foi um erro de construção que posso explicar pessoalmente para quem interessar. Foi usado um macaco hidráulico para levantar o convés, feito uma placa de nylon afim de evitar a eletrólise do tubo de alumínio entre a placa de inox e na quarta feira da semana seguinte o mastro interno já estava instalado pronto para o mastro ser recolocado.
Na terça feira da semana passada estava assuntando com o Telles pelo telefone e senti que se eu não fosse lá ajudar na montagem, tipo ficar no pé do cara, o barco não iria ficar pronto antes do Natal. E assim foi, acabei adiando um compromisso em São Paulo, e na quarta feira como prometido estava eu lá as 8hs da manhã na porta da loja Telesmar em Ubatuba www.telesmar.com.br.
Passei na quarta junto Com o Telles o dia inteiro montando o mastro:  Prendemos a estação de vento nova, a antena nova de tv da Philips, a Luz de Top nova de LED, a base da antena de VHF quebrada na clínica de vela ao bater o mastro do Fandango e do Gameio, aluz de cruzeta também nova com luz de cortesia no convés de proa, tudo isso foram feitos furos novos e  rosca, tudo preso com parafusos de inox 316. Foram feitas todas as soldas no fios que por sinal também foram trocados por cabos novos (antena VHF, TV, Cabo de força, wind), que foram passados dentro de 01 tudo novo de pvc 3/4. Todos os rebites do garlindeo, degraus das escadas e todos acessórios que vão presos ao mastro também, foram trocados. Amantilhos e adriças também todos novos. O mastro também foi pintado com tinta de poliuretano (p.u.).
Na quinta feira seria o dia da colocada do mastro. Como o pier público do S. da Ribeira está interditado tive que pagar R$ 400,00 para tirar e colocar o mastro na marina VOGA, isso porque o Telles e bem amigo do proprietário da marina. Fui buscar o Gameio na poita e coloquei na marina, onde o caminhão equipado com um Munk colocaria o mastro.
Uma hora depois chegou o guincho pegou o mastro e colocou com uma simplicidade e tranquilidade. Apoiado o mastro no convés, partimos para colocar todos os estais, brandais, cabos, retranca e montar um novo enrolador da Nautos, na qual eu mesmo apertei todos os parafuso do perfil que também foi trocado. Surgiu um detalhe: todos os cabo do mastro saiam por baixo, 3 de cada lado. O Telles eliminou este sistema e agora os cabos saem por cortes que foram feitos nas laterias do mastro, então precisou ser feita uma peça de aço para que fosse presos os moitões dos novos caminhos das adriças e amantilhos. Há também foram feitas duas peças que ficaram muita boas de alumínio para serem colocadas nas pontas das cruzetas onde passam os brandais. E assim foram meus dois dias, no final regulamos todos os estais e brandais com uma peça apropriada que mede o aperto tipo um torquímetro. As 17hs levei o Gameio de volta para poita. No dia seguinte o Telles prosseguiria com a montagem, afinal eu precisava trabalhar e resolver algumas coisas. Hoje e domingo, amanhã estarei de novo por lá Terminando os últimos detalhes e procedendo uma limpeza radical para tirar o pó de madeira, junto com raspagem do casco e colocação do anodo que foi perdido. Pretendo traze-lo de volta para Ilha Bela na próxima quinta feira antes do Natal, de preferência com um forte Nordeste para ter o prazer de uma velejada sabendo que o equipamento está em perfeito estado, e pronto para 1a volta Manuela da Ilha Bela que acontecerá dia 28 e 29 de Janeiro na Ilha Bela.
Na próxima postagem detalharei o último capitulo da novela!!!!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário