terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Travessia Cabedelo PB a Salvador BA

Depois de repousar por 3 meses em Cabedelo, sofrendo com a correnteza do rio Paraíba, o Gameio se despediu deste paraíso tropical no dia 18.01.2011.
O Gameio sentia-se um estrangeiro entre as embarcações na marina Jacaré Village (só haviam veleiros franceses, alemães, e toda a turma que vez do velho continente).
Neste retorno o Gameio recebeu a bordo em Cabedelo dois novos tripulantes: Flávio e Gilson.
Com as amarras soltas, o Gameio singrou para fora do porto de Cabedelo as 9:00 hs rumando a Recife para buscar seu último tripulante.
Adentramos no molhe de Recife as 3:00 hs e com a moral altíssima da tripulação. Teve tripulante que garantiu o turno mesmo depois de ancorarmos, com mãos firmes de comandante no leme (efeito energético do pistache). Isso é que é garantir que o Gameio não garrasse e garantir o sossego do Rogério e Flávio que dormiram tranquilamente. Se não fosse por isso, mesmo ancorado o Gameio manteve-se firme na poita com correnteza de 3 nós.
Logo pela manhã nosso último tripulante embarcou o Mauricio do Alphorria, imagunem caixão e vela preta. Rendeu bons papos no turno, além de um Sashimi de Atum, junto com um Dourado muito bem preparado pelo novo tripulante, com direito a alcaparras e muito mais.
A  partir daí zarpamos na manhã seguinte rumo a Salvadô (é assim que se fala na Bahia) com a previsão de enfrentar aproximadamente 4 dias de mar. A velejada com ventos predominantes de través foi bem confortável e permitiu o preparo de um almoço
No penúltimo dia de mar, Rogério preparou um saborosíssimo macarroni a bolonhesa, que deu direito a repeteco no jantar... por falar em jantar, nesta última noite de mar, o Gameio não se safou de um pirajá, pegando toda a tripulação de surpresa. Gilsom e Rogério tinham acabado de ir dormir quando derrepende o barco começou a adernar muito e logo eles levantaram correndo afim de diminuir um pouco as velas, mas logo ficou tudo bem!!!
Pra quem não navega ou tem conhecimento Pirajá é uma nuvem preta muito grande geralmente que traz fortes ventos as vezes com muita chuva também, mas com a mesma voracidade que chega vai embora.
Foram 480 milhas em 4 dias e algumas horas até cruzarmos o Farol da Barra, que abençoa a Bahia de todos os Santos. Gastamos 60 litros de diesel apenas, com excelentes velejadas. Ocorreu tudo bem a bordo, apenas com a quebra de uma manilha que segura a escota da vela mestra, mas vista na hora pelo Gilson, oque impediu a ocorrência de um possível acidente grave.
Agora são 17:00hs horário baiano, estamos terminando os últimos preparativos para nossa saída Rumo a Abrolhos, com menos dois tripulantes que desembarcaram em Salvador. Acabamos de abortar nossa saída que seria feita exatamente agora. Surgiram compromissos profissionais que dependiam de sinal de telefone celular, oque não irá acontecer depois que sairmos da Bahia de todos os Santos, e até chegarmos nas proximidades de Vitória que se dará daqui a seis dias.
Assim que consegui sinal de celular logo liguei para nosso grande e famoso amigo Cabelinho, figura carimbada no Tenab que resolve qualquer problema desde uma manilha quebrada até uma limpeza minuciosa no Gameio que por sinal começou a brilhar hoje de novo. Alias quem quiser os seus serviços pode ligar para 071 9254.8880 e procura-lo por ele mesmo.
Esses dois dias de estada em Salvador foi de muito trabalho, faina de bordo como sempre mercado, agua, gelo, diesel, manilha, acarajé junto ao Mercado Modelo.E é isso galera estamos com muita saudade de casa das esposas e com uma ótima expectativa para a próxima perna com ventos favoráveis e mar calmo. Acompanhem-nos pelo Spot durante os próximos seis dias beijos a todos!!!


 












Um comentário:

  1. Que viagem!!!!!
    Parabéns a todos!!!!!

    Que os ventos bons continuem com vocês!!!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir