quinta-feira, 11 de outubro de 2012

62 horas de Salvador a Recife!!!!!!

Olá queridos amigos seguidores, direto do covil do Papa-Léguas aqui no Iate Clube Cabanga em Recife a 2 dias da largada da mais importante Regata do Brasil a Refeno (Regata Internacional Recife Fernando de Noronha), para quem não conhece de uma olhadinha no site www.refeno.com.br. Quase tudo preparado, faltando uma pendência com a Marinha, para liberação do barco, mas apenas um quadro de avisos referente a primeiro socorros e respiração artificial, de resto todos os ítens sanados, e olha que não são poucos não, coletes, pirotécnicos, balsa, radios......enfim não vou colocar mais nada porque é muita coisa. Consegui fazer a inscrição da Mirella e da Manuela...que já começou a ganhar a atenção da mídia local, e provavelmente vai faturar o troféu de tripulante mais nova a participar da Regata. Vou contar um pouco da velejada de salvador para Recife que foi maaaaaravilhosa. Saímos de Salvador as 10 horas da manhã, mais precisamente de Aratu Iate Clube. Já estava tudo preparado a bordo......dessa vez eu escapei das fainas, isso porque cheguei apenas dia 4 em Salvador e saímos no dia 5, como são praticamente 3 dias de viajem no mínimo chegaríamos dia 8 e o prazo para dar entrada na inspeção da marinha é dia 9....e depois disso quem não tiver autorização para participar da regata, não poderá ir até o arquipélago de Fernando de Noronha. Com um tempo bom e vento de quinze nós, ja saímos velejando da Marina Aratu rumo ao oceano atlântico....Gilson não estava muito afim de passar entre o banco de Santo Antonio e o continente, mas como já passei duas vezes por lá, o mar e vento estavam razoáveis vamos que vamos.....usamos o motor até um pouco antes do Farol de Itapuâ, onde a costa do brasil da uma declinada e conseguimos ganhar mais ângulo para fazer uma bela velejada, em uam orça folgada com vento de suente entrando 60 graus pela proa de boreste......e foi assim durante 62 horas, ventos moderados que as vezes chegavam aos vinte e dois nós (mais ou menos 40 Km/h) e nos faziam a retirar a vela de proa, conhecida como genoa e colocarmos uma Storm, já que o Papa-Légias possui dois enroladores e essa operação se torna simples, principalmente quando enrolamos a genôa usando a catraca elétrica do barco.......
Agora eu não posso deixar de falar que incrivelmente eu passei mal as primeiras 24 horas de navegação sem conseguir comer nada, tomar nada e permanecer dentro a cabine do barco sob risco enorme de vomita-lo dentro deleeeeeee.....fazia muitos anos que eu não sabia oque era marear. mas como um passe de mágica o enjoo sumiu. Gilson também não se sentiu bem.........e surpreendentemente depois que chegamos em Recife conversando com as pessoas encontramos bastante pessoas que também passaram mal durante esse trecho.....acredito que pode ser a posição que as ondas vinham em relação ao barco. O barco se comportou muito bem, fazendo 7, 8 e até 9 nós durante a travessia. o único incômodo é que na primeira noite as duas e meia da manhã, o piloto automático simplesmente parou de funcionar e começou acusar na tela "NO COMPASS", ou seja sem bússula, Gilson que estava dormindo na cabine assumiu prontamente o leme até as cinco horas da manhã quando botei minha caxola para funcionar e comecei a desmontar as coisas para ver onde o fio da bússula passava e logo no início do trabalho descobri que o mesmo estava partido sendo estrangulado em uma das entranhas do barco....eu ainda estava bastante enjoado, mas não o suficiente para rapidinho fazer cinco emendas nos fios e novamente botar o bichinho para funcionar........eu estava de roupa de tempo e com o calor que fazia foi horrível fazer a operação sem vomitar, mas consegui......imaginar mais 48 horas no leme apenas com três no barco.....uiuiuiuiuiuiui

Agora são 7 horas da manhã, acordamos todos cedo porque ontem, foi aniversário do Gilson, e fizemos uma festa lascada aqui regada a 100 litros de chopp e a companhia de muitos amigos do costa leste e de outros eventos, contamos também com a presença de Torpedinho que como sempre estava muito animado e demos boas risadas. Hoje o dia é de muuuuuito trabalho, temos uma lista enorme de coisas para fazer, combustível, mercado, limpeza do embarcação que por sinal ta com cara de dois dias de festa, tudo jogado. Amanhã chegam minhas mulheres Mirella e Manuela e a esposa do Gilson Ana Luiza, mais um motivo ainda para levantarmos a moral desse barco!!!!! E exatamente ao meio dia de sábado largaremos rumo ao tão sonhado arquipelago de Fernando de Noronha!!!!!!!!!! e fui que para chegar lá tem muuuuuita coisa para fazer!!!!!!!!