terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Salvador - Abrolhos - Vitória

Olá seguidores!!!!
Após 6 dias no mar Gameio e sua tripulação recarrega suas baterias no simpático Iate Clube de Vitória, que por sinal fez uma cortesia.
Amarramos o barco as 4:30hs da madrugada depois de fazermos zigue zague por entre os navios, rebocadores, navios de operação do porto e pescadores. Um deles acendeu uma lanterna e nos mostrou onde estava sua rede, foi por pouco.
Saímos de Salvador as 17hs de quarta feira dia 26 de janeiro com a proa apontada para o Arquipelago dos Abrolhos 306 milhas ao sul. Logo na saida da Baia de todos os Santos, dois enormes navios de passageiros passaram próximos ao Gameio um deixando por boreste o outro por bombordo. Logo a noite caiu. Agora temos mais um importante tripulante a bordo a caixa preta, que ligada ao Ipod pode nos entreter com mais de 15000 músicas, tornando a navegada mais gostosa. Motoramos no príncipio da viagem pois sabemos que o mastro do Gameio precisa de uma manutenção e não queríamos forçar nosso equipamento. Durante a noite escura não avistamos os pirajás que chegam com rapidez e violência e não foram poucos, e é sempre assim de dia mar de almirante, a noite as ondas estouram no costado.
No dia seguinte o vento continuava porém bem mais fraco que a noite. Colocamos a genoa, oque nos me permitiu uma motorada mais confortável. Tomamos umas cervejinhas para compensar o forte calor que fez durante todo o dia com muito sol, comemos bastante porcarias: salame, ovo de codorna e palmito. Uma combinação trágica. Antes de sairmos de Salvador Gilson deu uma encrementada no nosso material de pesca, linha mais grossa e novas rapalas para repor as que foram levadas pelos peixes maiores. Após comermos esse mante de porcarias, colocamos a linha na água. Pouco tempo depois pummmm...bateu, desacelera que é grande......pega a luva que não estou conseguindo puxar.... Foi um esforço e tanto mais veio um Dourado de aproximadamente 20 kilos, maravilhoso lindo na agua. Porém além de não termos um bicheiro ou arpão para retirar tamanho peixe da agua, eu também tenho um problema em matar animal seja qual for e matar aquele bicho iria me causar uma tristeza muito grande....é isso mesmo devo ter sido peixe na outra encarnação.
E foi assim a tarde toda 3 Dourados fisgados enormes, outra rapala quebrada, uma garatéia totalmente amassada e a perna do Gilson cortada pelo terceiro Dourado que pulou em cima do espelho de popa.
De novo o mar fica calmo de dia e agitado a noite, fizemos alguns nuggets assados no forno para os turnos e começamos a procurar o Farol de Abrolhos que segundo a carta náutica tem visibilidade de 51 milhas, mas apenas avistamos com 25 milhas, ficamos até nos perguntando será que estamos indo para Africa???
Fomos contornando a ponta do banco de Abrolhos, e no canal de fora chamei a rádio farol pedindo autorização para ancorar. Pegamos uma poita da marinha, e fui mergulhara para ver seu estado, e já fica de alerta, a manilha estava por um fio de estourar!!!! Gilson levou a ancora de bote para longe e soltamos para garantir que o Gameio não sairia de lá. Logo que chegamos vi Berna que toma conta do arquipelago por parte do Ibama através do ICMbio a apenas 22 anos. Combinamos um mergulha na Ilha Siriba e fazer uma trilha. Eu não lembrava direito peguei meu bote e fui direto para a Ilha Sueste que é proibido qualquer tipo de atividade perto dela seja megulho, desembarque, ancoragem, etc. Após um tempo percebi que Berna tinha ido para outro lugar, fomos nós atrás dela e para nossa surpresa, estavámos na Ilha errada, aiaiaiai.
Enfim chegamos no Siriba e ficamos deslumbrado com a cor da agua. Nas duas vezes anteriores que estive em Abrolhos foi no inverno. E no verão é 1000000 de vezes mais linda, calma. Para vocês terem idéia na Ilha de Santas Barbara só tinha o Gameio ancorado, havia apenas um veleiro francês porém ancorado entre a Ilha Redonda e Siriba. Voltamos ao Gameio e fizemos um churrasco de patrão, com picanha, ainda congelada pela sensacional geladeira da Elber, e muita cerveja. No fim do dia Gilson me chama Rogério, estão chamando o Gameio no Rádio....era o Sargento Sávio, responsável pela Ilha nos convidando para visitar o Farol junto com um grupo de mergulhadores que estavam em duas lanchas....claro que na hora aceitei o convite, mesmo que que um pouco avariado pelo excesso da cerveja. Bote na praia e lavamos nós, o caminho que leva até o farol era muito complicado associado ao vento era díficil parar em pé.kkkkkkkkkk
O Farol veio da França e foi montado em 1861, assim sendo este ano ele completa 150 anos. Vislumbramos o maravilhos por do sol de dentro do farol e realmente naquele ponto isolado você olha para o horizonte e vê que a terra é redonda olhando o horizonte 360°. O sargento Sávio foi muito atencioso e contou todos os detalhes do farol, manutenção, como era, como ficou, mas acreditem ele é ligado e desligado manualmente por um faroleiro que mora no arquipélago.
Agora o melhor de todos é que Sávio nos permitiu até que fizessemos uma ligação do telefone do radio farol, muito legal!!!!
Voltamos ao barco muito satisfeitos tomamos mais algumas cervejas e desmaiei no cockpit mesmo. Alias Gilson me apelidou de capitão "blackout"
No dia seguinte foi dia de faina preparar o barco para mais 180 milhas que separam o Arquipelago de Vitória. Havia uma luz de bombordo queimada para trocar e abastecer o tanque de diesel. Mas antes disso pedimos uma mascara de mergulho emprestada ao Sávio e fomos mergulhar na I. Siriba, um show tartarugas, arraias, badejos quadrados, peixes porco, um aquário fantástico. Voltamos ao barco terminamos de assar a picanha e partimos as 15hs do domingo com previsão de chegada as 4hs da manha da terça feira.
Velejamos bem durante toda tarde, e toda noite. Durante a noite as ondas quebravam com ventos de até 18 nós que sopravam pela alheta.
Foi tudo perfeito chegamos ao Iate Clube exatamente no horário previsto.
Amanhã faremos a faina e devemos partir logo após o almoço, acompanhem pelo spot nossa posição.
Beijos a todos, saudades das esposas!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Oi amor...ta se acabando por aí ein!!!!Bom que esteja dando tudo certo e está em boa companhia dessa vez!!Saudade grande...beijos e DEUS te acompanhe.

    ResponderExcluir
  2. Abrolhos é lindo, mergulhar lá então é maravilhoso...para mim é melhor que Noronha!!! Linda viagem.
    Bons ventos!

    ResponderExcluir
  3. Abrolhos é lindo, e mergulhar lá é melhor que noronha!!!
    Linda viagem. Bons ventos!

    ResponderExcluir