quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vitória - Niterói - Ilha Bela

Olá amigos,
Agora estou sentado no sofá de casa assistindo televisão depois de passar uma noite de sono dormida no ar condicionado. Que diferença. Até que desta vez ainda não tive DPB (depressão pós barco), acho que estou ficando mais maduro e certo que ainda não é a hora certa para mudar para o barco e sair navegando por ai, tenho uma vida para ser resolvida em terra. Acho que na vida tudo tem o seu tempo.
Saímos de Vitória ás 18hs, acabamos atrasando devido ao forte vento nordeste oque tornava a manobra de saída da vaga muito arriscada e a essa altura da viagem não queríamos que nada desse errado Prestamos bastante atenção pois contei 22 navios ancorados e mais alguns em movimento, além dos rebocadores e barcos de serviço, eu e Gilson fizemos turnos de 3 e 2 horas consecutivas.(Só para frizar estamos vindo em dois tripulantes desde Salvador). Nas minhas contas estaríamos chegando bem cedinho em Arraial do Cabo. Um lugar muito especial de se navegar, perigoso e maravilhoso. Como já conhecia bem aquele lugar vinha rumando para passar pelo canal do boqueirão, pensava em parar nas prainhas do pontal e quem sabe comer uma porção de camarão desfrutando do visual do Gameio ancorado nas aguas claras e areias brancas de Arraial. Exatamente na hora que esta entrando nas imediações do canal, com 1,7 metros de profundidade indicada na sonda o nordeste começa a soprar com força de quase 30 nós. Imediatamente as ondas começam a quebrar aleatóriamente e onde eu estava uma manobra para voltar poderia ocasionar em perda do barco. Segui firme rumo ao canal e o mergulho vai ficar para o próxima. Com as pernas tremendo a boca seca passe pelo canal do Boqueirão, com as ondas quebrando nas pedras dos dois lados do barco. Nestas horas você pensa e se o leme quebrar e se o motor falhar bem agora, apesar que vento na faltava, mas uma manobra ali era bem complicado. Bom passamos abre uma cerveja ai e "vão bora". É lógico que com todo aquele vento o mar iria levantar, e assim foi porém o vendo não perdurou por muito tempo e tudo voltou ao normal.
Chegamos em Niterói as 4:30 da manhã, Gilson foi rever a Namorada e eu fui dormir de verdade sabendo que o barco estava parado. E nesta madrugada aconteceram duas coisas inusitadas - Gilson estava dormindo em terra com um aparelho de ar condicionado ligado e derepente o compressor desligou ele pulou da cama, gritando o motor parou oque aconteceu. Eu dormindo no barco comecei a ouvir barulho de motor e meio sonolento fiquei assustado, de repente ouvi as vozes de pessoas e pulei da cama "agora está muito perto vai bater", quando tirei a cabeça para fora vi o barco amarrado no cais de popa com uma poita no proa..."Uffa o barco já esta ancorado".
 Durante o dia recebemos visitas Lorena, Rafaella, Luciana e mais 4 crianças, coitado do Gameio, provou mais uma vez ser valente e não teve nem uma dog house rasgada. Descansamos um pouco e exatamente a meia noite e meia soltamos as amarras para a última perna Niterói - Ilha Bela. Na saída do canal vimos um navio na proa desengrenei, dei meia volta e vamos esperar, mas concluímos que estava parado, olhamos para trás e outro navio.....também está parado, saímos e derepente estávamos no meio dos dois navios um entrando e outro saindo foi emocionante. Esses portos estão muito iluminados e os navios também fica muito díficil, praticamente impossível de você distinguir as luzes de navegação, mas passamos com bastante segurança.
Decidi passar por dentro da Ilha Grande, pois queríamos dar um mergulho que não demos em Arraial do Cabo e queria ver meu grande amigo Ronaldo que é nativo da Ilha Grande. De novo na entrada norte do canal da Ilha Grande mais um grande Navio entrando e tivemos que prestar bastante atenção. Tinham 12 navios ancorados fora os circulantes, esse mar está ficando pequeno. Alguém sabe quantos navios são colocados na agua por ano????
Bom ancoramos na praia do Abraão e logo estavámos sentados a bordo do Família Genelícia e fomos recebidos com um balde de camarão, que ia sendo frito na popa do barco conforme íamos consumindo. Fui em terra compramos duas caixa de Skol e na companhia de mais alguns amigos ficamos o dia inteiro jogando conversa fora. Muitos de vocês que navegam pela baía da Ilha Grande conhecem ele. É aquele rapaz que vende gelo com o barco que fica parado bem pertinho da praia no centro do Abraão. Conseguímos sair as quatro horas da tarde rumo a ponta da Joatinga, eu desmaiei no cockipit, tinha feito muito calor durante o dia somado ao cansaço de noites dem dormir mas as cervejinhas tomadas durante o dia fizeram com que eu dormisse das oito da noite a uma da manhã. Assim que acordei novo em folha Gilson foi dormir e acordou as sete horas da manhã. Durante a noite vários raios clareavam no horizonte e cheguei a mudar o rumo para Ilha Anchieta duas vezes, mas retornei. Lembrei muito do relato do nosso amigo Hill que passou por apuros naquele trecho e justamente tinha decidido não parar na I. Anchieta. A corrente era tão forte que cheguei a parar e examinar o hélice, mas na hora que parei o barco começou andar de lado a 2 nós. Chegamos a I. Bela na poita onde o Gameio mora exatamente as onze horas da manhã. Onde desligamos o motor e ficamos aguardando nosso apoio de terra minha mãe pustiça Maria Helena e Minha querida esposa Mirella vieram me buscar. Gameio e sua tripulação itinerária navegaram 3300 milhas e ficou fora de casa desde junho de 2010, ou seja nove meses. Neste retorno foram 1450 milhas na Ida 1900 milhas.
Saldo de quebras: duas manilhas, 3x cabo do enrolador, motor com entupimento na refrigeração facilmente resolvido em Cabedelo, o mastro cedeu uns 2 centimetros. Nenhum tripulante machucado, muita velejada, muita cerveja. Todos os tripulantes que estiveram no Gameio estão de parabéns, valeu foram muitas horas de conversa, bons papos, muita comida gostosa, peixes fisgados.
Tripulação oficial em ordem de embarque:
I. Bela - Angra:                                  Rogério e Flávio
Angra - Rio:                                       Rogério e Julio
Rio - Búzios:                                      Rogério e Alexandre
Búzios Vitória:                                    Rogério e Alexandre
Vitória - Abrolhos:                              Rogério Mirella Alexandre e Patrícia
Abrolhos - Santo André:                     Rogério Mirella Alexandre e Patrícia
Santo André - Ilhéus:                          Rogério Mirella Alexandre e Patrícia
Ilhéus - Camamu:                                Rogério e Alexandre
Camamú - Morro de São Paulo:          Rogério e Alexandre
Morro de São Paulo - Salvador:          Rogério e Alexandre
Salvador - Recife:                                Rogério. Thales Bob
Recife - Fernando de Noronha:            Rogério Torpedinho Bob
Nononha - Cabedelo:                          Rogério Bob Chicão
Cabedelo - Recife:                              Rogério Gilson Flávio
Recife - Salvador:                                Rogério Gilson Flávio Maurício
Salvador - Abrolhos:                            Rogério Gilson
Abrolhos - Vitória:                               Rogério Gilson
Vitória - Niterói:                                   Rogério Gilson
Niterói - Ilha Bela:                                Rogério Gilson
Obrigados a todos!!!!!!!!!
Continuarei contando todas as histórias do Gameio como viagens e manutenções bem como preço de serviços e marinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário